TV CRUJ – 14 anos de saudades!


Por: Patrick Duarte

Acredito que a maioria dos que estão acompanhando esse artigo vão sentir no mínimo certa nostalgia ao ler a frase “CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau!”. Quem nuca chegou para sua mãe e disse “sou um ultra jovem e mereço respeito”.

No dia 28 de abril de 1997 entra no ar pela primeira vez o programa Disney Club, que era exibido de segunda a sexta-feira. Na estória o personagem Juca (Diego Ramiro) consegue fazer um acesso até o sótão abandonado da casa vizinha onde ele havia reunido vários equipamentos e com seu conhecimento técnico ele consegue montar uma TV Pirata – destaque para a antena que era um guarda chuva do Mickey.

cruj1 - TV CRUJ - 14 anos de saudades!

Juntamente com Juca, seu irmão Guelé (Leonardo Monteiro) e seu melhor amigo Macarrão (Caíque Benigno) iniciaram a programação e criação do CRUJ (Comitê Revolucionário Ultra Jovem). Por estarem transmitindo um sinal pirata e invadindo um sistema de televisão (que no caso era o próprio SBT) eles utilizavam codinomes e máscaras para esconderem suas identidades. Juca era chamado de “Caju”, Guelé de “Chiclete” e Macarrão de “Macaco”.

Através do programa eles reivindicam seus direitos e injustiças que sofriam do pós ultra jovens e ultra velhos, inclusive problemas que tinham em casa, escola e sociedade.

Além do conteúdo revolucionário, o que mais era esperado (falo por mim) eram os desenhos da Disney como, Timão e Pumba, Turma do Pateta e Quack Pack. Vários desenhos foram adicionados à grade do programa durante sua exibição.

cruj21 - TV CRUJ - 14 anos de saudades!

Algum tempo depois, ao descobrir o sinal da TV Pirata e cair – literalmente – de paraquedas, foi nos apresentado uma nova personagem, a Malu (Jussara Marques), que já chegou causando, reivindicando um espaço feminino no programa. Logo é apresentado uma nova integrante, seu codinome era “Maluca” e conquistou os telespectadores com seus dizeres “Eu não sou maluca! Meu codinome que é Maluca.”

Mudanças ocorreram à formação original da TV CRUJ. Após a saída do Macaco quem ficou oficialmente em seu lugar foi Pipoca (Danielle Lima) que descobriu por acaso o acesso ao QG do CRUJ enquanto fazia um trabalho escolar na casa de seu amigo e companheiro de sala, Guelé.

Veja Também  Como as pessoas te veem, Cristão? (Vídeo)

Outro personagem que apareceu foi o menino rico do interior, Frederico (Murilo Troccoli) chamado de “Rico” ele fez sua primeira aparição ao jeito Maluca.

No ano de 2001, após umas férias o programa retorna com o nome de Disney CRUJ com novo formato. Novos personagens foram introduzidos dando um ritmo de aventura ao programa que agora mostrava o cotidiano externo dos integrantes.

No ano de 2003 chega o fim do CRUJ. Durante um bom período ocorreram reprises e o programa se encerrou de uma hora para outra.

Muitos desenhos, aventuras e risadas fizeram parte dos nossos dias. Infelizmente não houve um programa infantil tão bom quanto a TV CRUJ. Desde sua estreia já se passaram 14 anos. 14 anos de ótimas lembranças em frente à TV e saudades que certamente irão nos acompanhar até ficarmos ultra velhos.

Vejam a abertura e um pedaço do primeiro episódio. Vale a pena:

Um comentário

  1. Noossaaa, é pura nostalgia sim !

    Me lembro como se fosse ontem eu era bem pequeno ainda e assim que acaba o Tv CRUJ ( Umas 7:00 da noite..rsrsrs) mudava para a Cultura pra assistir Castelo Ra tim búm ! kkk

    Muito bom, velhos tempos que não voltam mais!”

Deixe uma resposta