fbpx
Artigos

Programa “Esquenta” – Tudo é uma coisa só?!

 

Por: Patrick Duarte

Fala Pensadores, em nosso primeiro post do ano vou deixar aqui minha opinião sobre o programa “Esquenta” da Rede Globo do dia 01/01/2012.

O programa “Esquenta” é um programa do povo, que mostra a arte raiz daqueles que possuem menos favorecimento econômico e social. Eu não tenho nada contra o programa, ao seu formato ou seu conteúdo. Em termos de sociedade acho interessante a proposta de trazer as dificuldades e a vivência das comunidades. Minha indignação foi especificamente ao programa deste ultimo domingo.

Nesse programa tiveram várias participações, inclusive do vencedor do jovens talentos, o cantor mirim Jotta A. que interpretou o música Happy Day maravilhosamente bem. O programa passava, pessoas cantavam e se divertiam até o momento que ela (Regina Casé) convidou ao palco a Pastora Ana Lúcia. Logo ela começa a cantar uma música por titulo “Vem comigo dando Glória”.

Pensadores, em nenhum momento entendi o que o pequeno Jotta A. foi fazer ali. A música é boa, melodia e instrumentais fantásticos, mas o verdadeiro motivo dele que seria levar a palavra de Deus eu não vi em nenhum momento. Você pode até dizer “mas ele cantou um hino e falou da palavra sim”. Okey, não discordo da sua opinião, mas se você está em um programa brasileiro que tem como público alvo pessoas de uma classe social mais baixa, será que todos tem um inglês, no mínimo intermediário, para entender tudo o que ali foi dito. Lembrando que no meio disso tudo tinha pessoas do candomblé, umbanda.

O ponto mais absurdo, na minha opinião, foi quando começou a música “Vem comigo dando glória” da Pastora Ana Lúcia. O simples fato de ver todas aquelas senhoras da umbanda dançando junto de mãos dadas já descaracteriza todo o motivo que ela (Pastora Ana) deveria estar ali. Em nenhum momento a palavra de Deus é levada a sério, em nenhum momento os representantes cristãos falam do verdadeiro amor de Cristo.

Veja Também  Crítica: Os Vingadores - The Avengers

O programa “Esquenta” mostrou que a Globo é a favor do Sincretismo (Sistema filosófico ou religioso que tende a fundir numa só várias doutrinas diferentes), desvalorizando a palavra de Deus e a igualando a doutrinas terrenas e demoníacas. Nos como cristãos devemos nos atentar e saber diferenciar o bom do mal, o trigo do joio.

Meu lamento é pelo Jotta A. que por ser novo pode se deixar levar pelas riquezas do mundo, permitir com que os elogios humanos tirem o espirito de Deus de sua vida. Não somente pela vida dele, mas pela vida de muitos que se deixarão ser influenciados e enganados, acreditando que ser servo de Deus é ser de qualquer maneira e agir de qualquer forma.

Servir a Deus é primeiramente mudar o estilo de vida, se consagrar e não se misturar ao mundo.

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios 
1 Timóteo 4:1

Vejam o programa, pensem e tirem suas próprias conclusões!

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

13 Comentários

  • Fernando Augusto Messias

    Me parece que você está sendo preconceituosa….”igualando a doutrinas terrenas e demoníacas”. Que doutrina demoníaca estava sendo apresentada lá ? Estou percebendo que você é mais um desses evangélicos que olham só para o próprio umbigo…Diversidade é cultura e religião é Amor…Todas as religiões pregam paz, amor e caridade…Isso que importa ! Cuidado com suas palavras disfarçadas com esse texto meloso e sem criatividade.

    • pensamentollivre

      Fala Pensador,

      Agradeço seu comentário e opinião, mas tenho algumas ressalvas a fazer.
      Não acredito que o texto contenha palavras preconceituosas. Você focou na parte “…igualando a doutrinas terrenas e demoníacas.”, mas se você ler todo o parágrafo e não apenas uma parte, verá que eu estou falando do sincretismo religioso que é um sistema que tende a fundir numa sí várias doutrinas. Esse sincretismo que iguala a Palavra de Deus a doutrinas terrenas e demoníacas, já que o objetivo disso é igualar tudo. A palavra de Deus é clara e não precisa de “mãozinhas” humanas para alcançar corações.
      Deus é amor, mas é justiça também.

  • Rafaela

    Muito boa a Matéria, achei um absurdo personalidades gospel nesse programa, onde o que tem mais são pessoas do candomblé, umbanda. 1º Tudo que essa Pastora Ana Lúcia falou, não tem embasamento bíblico nenhum , ” E HJ EU SOU A PASTORA ANA LUCIA VEM COMIGO DANO GLÓRIA”, Dar glória da boca pra fora é mtu facil, agora falar de Deus, pregar o evangelho dentro de um programa completamente tomada por uma cultura não cristã, isso não foi feito!!! Ah vai ler a BÍBLIA VAIII….!

  • Silvania

    Por mais que tentemos ficar neutros em diversos assuntos, há determinadas situações que temos que nos posicionar como cristãos verdadeiros que somos. Isso pode até soar como preconceituoso. Mas, que fique claro que devemos amar a todos, sem exceção. Porém, são as suas práticas, que contrariam a palavra de Deus, que é a nossa base de sustentação, que rejeitamos. diz nas escrituras: ” Não vos ponhais em julgo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? ou comunhão, da luz com as trevas? que harmonia, entre Cristo e o Maligno? ou que união, do crente com o incrédulo? que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? porque nós somos santuário de Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão povo Meu”. II cor 6:14-16

  • incognito

    Eu so acho que vc eh mais um babaca, sua religiao so prega o seguinte: ore, ore, ore e de todo seu dinheiro para a igreja que vc terá um lugar no ceu. Enquanto vcs sao iludidos achando que podem sair pecando pq o lugarzinho no ceu ja esta garantido, o seu pastor estar a gozar da sua cara curtindo seu humilde dinheirinho em viagens e festas (vide o pastor edi macedo).

    Enfim, eu acho q qualquer outra religião que APENAS pregue preceitos positivos, como a caridade, o amor ao proximo, o respeito e etc, são muito mais dignas que a sua.

    Experimente fazer o seguinte: todo mes guarde seu dinheiro do dizimo e compre ingredientes para uma sopa, faça essa sopa e escolha um dia para doar aos mais necessitados na rua. Isso sim te deixará mais proximo de Deus. Devemos dar a quem realmente precisa, sem esperar nada em troca, apenas por satisfação própria. E digo mais, não é preciso ler a biblia, ser de uma religião X ou sequer acreditar em Deus para seguir o caminho certo.

    Reflita, n seja cego.

    “Escuridão ou muita luz: voce não encherga nada.”

    • pensamentollivre

      Fala Pensador, obrigado por acessar o Blog e pelo se comentário. Agora meu direito de resposta:

      No Blog não aceitamos qualquer tipo de insultos aos autores ou comentaristas, mas enfim, o seu tem um texto que vale por no ar!

      Já pelo inicio de seu texto fica claro que você não tem educação para debater ou expor sua opinião sem ofender, afim de sentir superior. Você diz que:…”sua religiao so prega o seguinte: ore, ore, ore e de todo seu dinheiro para a igreja que vc terá um lugar no céu“. Infelizmente isso acontece em algumas igrejas como por exemplo a Igreja Universal, no qual foi citado em seu comentário. A através do seu comentário posso afirmar que você é mais um daqueles que não se informa sobre nada, vê o que passa na mídia e constrói uma opinião sem embasamento. Pessoas como você costumam rotular uma sociedade por erros de poucos, enquanto alguns enganam e distorcem a Palavra de Deus para beneficio próprio, outros que realmente sabem o que é servir a Deus pagam por isso em comentários repetitivos e que todo o que é contra a igreja usa. SÓ SABEM ESCREVER ISSO! Seria certo eu rotular sociedades por causa de alguns? Seria certo dizer que todo corinthiano é bandido, que todo homossexual é aidético, que toda a policia é corrupta? Pessoas sem pensamento próprio se deixam levar por rótulos.

      Para comprovar sua falta de conhecimento você diz: “Enfim, eu acho q qualquer outra religião que APENAS pregue preceitos positivos, como a caridade, o amor ao proximo, o respeito e etc, são muito mais dignas que a sua.” A Bíblia ensina tudo isso e mais um pouco, eu desafio a você a ler a bíblia e buscar a Deus, buscar o verdadeiro sentido de ser cristão. Verá melhoras e sua vida! Isso eu garanto.

      Em relação ao dizimo, sem me aprofundar nos preceitos (logo teremos um estudo sobre, fique atento e leia) a igreja ela já faz um trabalho de assistência social, além dos gastos com água, luz, aluguel de imoveis para a igreja em muitas ocasiões, manutenção, equipamentos de som, instrumentos, trabalhos missionários entre outros. Esse valor ajuda e muito a manter esses custos, ou você acha que tudo é de graça.

      Se o caminho certo que você tenta definir for: Boa pessoal, amável, prestativa, concordo com você, não precisa acreditar em Deus ou ler a bíblia. Interessante que muitos que se dizem no caminho certo se sentem vazios e sem direção na vida. Se esse é o “caminho certo” eu prefiro confundir seus “Sábios” através da “Loucura” de Deus.

      Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
      E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;

      1 Coríntios 1:27-28

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: