World War Web – o www como você “pode” nunca mais ver


 

sopa censura - World War Web - o www como você "pode" nunca mais ver

Por: Patrick Duarte

Pensadores, a alguns dias circula na net notícias sobre dois projetos de lei nos EUA que podem acabar com a internet do modo que conhecemos. Esses projetos são os SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect Intellectual Property Act) que visam combater a pirataria bloqueando o acesso a sites que disponibilizam conteúdos como música, filmes, livros, animes, entre outros, além de que os motores de busca terão que apagar links para tais sites.

Para você entender um pouco melhor os famosos e muito usados Twitter e Facebook poderiam ser punidos por permitirem que (nós) usuários compartilhemos conteúdo “proibido”. O Google – nosso maior portal de pesquisas- pode ser acusada por manter links e anúncios ilegais dos sites piratas. Essas leis, que foram uma realização das forças da indústria fonográfica e de cinema americano, se forem aprovadas do jeito que estão redigidas os sites terão que se virar para achar um meio de proibir a publicação de links e material “pirata”, podendo receber pena de fechamento ou prisão de até cinco anos para os donos da rede social ou site. Se você tem um blog pode ser banido da internet caso esteja ligado por hiperlinks a sites com conteúdo ilícito.

Empresas como Disney, Warner Bros, Paramount apoiam a iniciativa, já empresas como Google, FacebooK, Twitter, eBay fizeram suas manifestações ao congresso contra.

Sou contra qualquer tipo de crime, mas essa LEI derruba com a liberdade de expressão da forma que conhecemos hoje, toda essa evolução e inovação estão ameaçadas em acabar. O FBI já fechou o megaupload e seus funcionários já foram indiciados por pirataria. Esse lei precisa ser revista e redigida afim de manter ordem no meio fonográfico e também nossa liberdade de conhecimento e informação intactos.

 

Deixe uma resposta