fbpx
Notícias Gospel

Descobertas novas evidências arqueológicas sobre Sansão

Luta bíblica de Sansão contra um leão é comprovada por escavação

Uma equipe de escavação arqueológica acredita ter encontrado em Israel um artefato que descreve a história do Antigo Testamento, a luta de Sansão com um leão.

O professor Shlomo Bunimovitz e o doutor Zvi Lederman, diretores de escavação da Universidade de Tel Aviv coordenam uma equipe que está escavando o “tel” de Beit Shemesh, nos colinas da Judeia, próximo a Jerusalém. Eles encontraram um pequeno “selo” de pedra circular, com menos de uma polegada de diâmetro, que retrata um homem com cabelo comprido lutando contra uma figura felina.

O artefato foi encontrado perto do rio Sorekm, que servia como a antiga fronteira entre Israel e os territórios filisteus. A datação aponta para o século 11 a.C., que é a data bíblica onde governavam os “juízes”, um dos quais era Sansão, de acordo com a Bíblia.

O jornal israelense Haaretz divulgou que alguns arqueólogos israelenses especulam que o selo não representa o Sansão bíblico, mas trata-se da história de um herói local que lutou com um leão e, mais tarde, foi associado ao relato da Bíblia sobre Sansão.

Os arqueólogos também estão fazendo uma pesquisa nesta área sobre as diferenças claras entre os filisteus, que atravessaram o Mar Egeu, os primeiros cananeus e os judeus. Um dos elementos marcantes é que os arqueólogos encontraram uma grande quantidade de ossos de porco no território dos filisteus, enquanto não havia vestígios deste animal no território israelense, mostrando que os habitantes locais optavam por não comer carne de porco conforme os costumes bíblicos indicam.

Esses tipos de detalhes, disse Bunimovitz ao Haaretz “acrescentam uma fronteira clara no processo social em que os dois grupos hostis tiveram identidades formadas de maneira distintas, e como isso influencia suas fronteiras ainda hoje”.

Veja Também  Rodolfo Abrantes - 10 anos no caminho de Deus

No início de julho, outros arqueólogos descobriram o que acreditam ser uma imagem de Sansão em um mosaico na parede de uma sinagoga em Huqoq, antiga aldeia judaica a poucos quilômetros a oeste de Cafarnaum, na Galileia.

“Esta descoberta é significativa porque um pequeno número de sinagogas antigas são decoradas com mosaicos que mostram cenas bíblicas. Apenas dois outros locais têm cenas com Sansão”, explicou em um comunicado Jodi Magness, da Universidade da Carolina do Norte, co-participante da escavação.

Com informações Telegraph e Christian Post

Fonte: Gospel Prime

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: