Adolescentes e a Tecnologia Parte 2:Nem tudo me convém!


Por: Patrick Duarte

Já leu a Primeira Parte?

A tecnologia tem grande poder para formar opinião e destruir emoções. É uma espada de dois gumes! Vimos nos texto anterior que ela pode ser um grande e agravante problema para nossos adolescentes, se mal utilizado. Mas todos os problemas citados fazem referência à vida social, e como fica sua vida espiritual?

adolescentes tecnologia redes sociais vida espiritual - Adolescentes e a Tecnologia Parte 2:Nem tudo me convém!

Primeiramente, devemos entender o que é ser Cristão. Segundo o dicionário da “Web”, Cristão é “uma pessoa que professa a crença em Jesus Cristo ou na religião baseada nos ensinamentos de Jesus.” É uma definição bonita, mas como várias definições de hoje, não traz a verdadeira essência do que é ser Cristão.

A palavra Cristão aparece três vezes no Novo Testamento (Atos 11:26; Atos 26:28; 1 Pedro 4:16),e a primeira vez que os seguidores de Cristo foram chamados de Cristão foi na Antioquia.

E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 11:26

O tempo passa, e alguns termos perdem sua essência. Deus nos revela que as obras não são capazes de nos redimir e tornar aceitáveis ao SENHOR.

Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. Tito 3:5

Então, o verdadeiro Cristão e aquele que renasceu em Deus (João 3:3) e colocou sua confiança no Senhor (Efésios 2:8). O verdadeiro Cristão é aquele que confia e se confia acredita e segue fielmente a palavra de Deus e ama o seu próximo (1 João 2:10).

Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está à verdade. 1 João 2:4

Existe um hino, até bem conhecido nas igrejas que diz o seguinte:

“Não vou negar quem sou não há máscara em mim, desde quando te entreguei meu coração.
Não vale a pena te negar em troca de viver, se morrer por ti, pra mim significa viver.
Nada vai interromper minha adoração, babilônia não habita no meu coração.
Nem o fogo vai fazer a aliança que eu tenho com o Senhor se romper.
Minha identidade é: servo do Senhor, dentro da fornalha vou mostrar quem és.
Sendo quem eu sou, fiel adorador, nem a morte vai nos separar, Senhor!”

Trecho da música Identidade.

Anderson Freire

Eu sempre tive certa relação com letras de música. Eu não costumo cantar algo que eu não consigo viver. Não estou dizendo que sou santo, longe disso, mas ao louvar a Deus com uma letra forte dessa, eu estou dizendo em resumo: Deus, eu sou teu servo e nada poderá me afastar de Ti!

Analisado algumas partes, nos temos o seguinte:

“Não vou negar quem sou não há máscara em mim…”

Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32-33

“Nada vai interromper minha adoração…”

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:23-24

“Minha identidade é: servo do Senhor…”

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16

“Sendo quem eu sou, fiel adorador, nem a morte vai nos separar, Senhor!”

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.Romanos 8:38-39

Em um pequeno trecho é possível perceber a majestade de Deus e como nossas palavras tem significado. Quando louvamos, não devemos fazer para aparecer ou agradar alguém, mas sempre para honra e glória do Senhor.

Quando se trata de redes sociais, o que mais vemos são grupos denominados: “Escolhidos de Cristo”, “Eleitos do SENHOR”, entre vários nomes comumente usados. Fazer parte de um grupo desse não o torna um verdadeiro servo do Senhor na Internet. Do que adianta eu fazer parte de um grupo assim se eu compartilho músicas mundanas, imagens apelativas e menosprezando outras pessoas como se não fossem importantes?

O que não estamos entendo é que nos dias de hoje nós temos nas igrejas o que podemos chamar de “Ateu Gospel”. Ele é aquele que participa, convive e até acredita no poderio de Deus, mas não vive e nem tenta viver nada daquilo que é ensinado e revelado por Deus através da bíblia e da pessoa de Jesus Cristo. Decorar e repetir as ordenanças de Deus não o faz Cristão. Seu modo de viver, agir, reagir e de tentar mudar é que o torna modelo para outras pessoas e um testemunho vivo das maravilhas de Deus. Você deve ser a luz no mundo que está encoberto pelas trevas.

Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 1 João 1:6

O uso da tecnologia não se limita a como você age, mas também em como você procura e recebe informação. Existe uma facilidade gigantesca em achar conteúdo pornográfico. Não há qualquer sistema de segurança que impeça com que crianças e adolescentes o acessem, até mesmo sem querer. Dentro de casa: a mídia apresenta, os pais não selecionam o conteúdo e a curiosidade nasce. Fora dela: os amigos de escola e da internet incentivam essa curiosidade através de imagens compartilhadas, e para se tornar um vício é só mais um clique. Se envolver em grupos e seitas também não é difícil, aparentemente inofensivo, mas que aos poucos levam muitos jovens a viver estilos diferenciados e gostos estranhos que negam e menosprezam a Palavra de Deus. Devemos nos abster de tudo que pode nos tirar dos caminhos do Senhor.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23

Adolescentes, não estou dizendo que devemos sair do facebook, deixar de usar todos os recursos que a tecnologia nos proporciona, não sejamos hipócritas. A tecnologia é fundamental para nosso desenvolvimento, mas devemos usá-la com temperança, saber a dosagem certa é essencial para nossa vida social e espiritual. Paulo, em carta aos Colossenses, diz : “Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus”. Colossenses 1:10

Agora reflita comigo: Quantas horas eu passo frente ao Facebook, ao celular ou a televisão? E quantas horas eu dedico ao conhecimento da Palavra de Deus? (Sem contar os domingos ein!!XD)

adolescentes tecnologia redes sociais vida espiritual2 - Adolescentes e a Tecnologia Parte 2:Nem tudo me convém!

Imagine a seguinte situação: Temos um copo e nele colocamos óleo. Se adicionarmos água, o óleo, por consequência, não irá se misturar. Quanto mais água eu colocar no copo, mais o óleo subirá (por ser menos denso que a água), até que ele seja totalmente retirado de dentro do copo. Com a nossa vida espiritual é a mesma coisa. Quanto mais enchemos nosso coração das coisas do mundo (água), menos espaço deixamos para a Palavra de Deus (óleo), e se não nos alimentamos dela, logo ela estará sufocada e morta em nós.

…Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29

Adolescente e jovem, que Deus possa ter tocado o seu coração, trazendo mais conhecimento e mais interesse pela palavra dEle.

Confira a Parte 3 desse tema!!

Veja Também  John Piper prega seu último sermão criticando teologia da prosperidade

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *