Atributos de Deus: A Majestosa Onipresença de Deus

Para onde me irei do teu Espirito? Para onde fugirei da tua face. Salmos 139:7.

Leitura Recomendada: Salmos 139: 7 – 14

Ao ser revelado, através de sua Palavra inspirada nas escrituras, nos é revelado três atributos imutáveis de Deus: Onisciência, Onipresença e Onipotência. Hoje falaremos apenas de um desses, a Onipresença.

Yahweh está presente em todos os lugares, em todo o espaço de tempo. Ele não é limitado a regiões ou situações. Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo, mesmo que não se manifeste da mesma maneira em cada local.

A Onipresença de Deus é relatada em várias situações da história da bíblia. A sua manifestação, mesmo que não ocorra de formas que nós humanos desejássemos, ele está ativamente cuidando dos seus filhos (Salmos 33: 13,14) como também está presente aos ímpios e ao mesmo tempo, está longe deles (Provérbios 15: 29).

onipresenc3a7a de deus - Atributos de Deus: A Majestosa Onipresença de Deus

Mas se Deus está presente em todos os lugares, e em todo o tempo, Ele está até mesmo em locais onde há pecado?

Essa pergunta, apesar de parecer paradoxal, é de simples resposta: SIM!

A Presença de Deus não está ligada ao fato do pecado existir ou não, e sim ao atributo que é dEle. Sua presença em locais onde o pecado existe não o desmerece como Deus, mas apenas mostra como o pecado nos afastou dEle, que, mesmo presente, não se manifesta de forma que possamos ouvi-lo naquele momento. O Pecado nos desligou da presença de Deus. Questionar se Deus não está nesses locais ou que não está vendo é denegrir e pecar contra o Espirito de Deus, pois de forma maravilhosa e temerosa, Deus VÊ TUDO.

Veja Também  #A palavra em Imagens [7]

O humano em sua condição caída tende a questionar e mensurar a presença de Deus. Eles comentem pecados e acham que de alguma forma Deus não os viu.

“Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR.” Jeremias 23.23-24.

Sim, é um paradoxo. Como alguém pode estar, de forma real, em todo o tempo, em todo o espaço? Esse é o nosso Deus!

Não é admissível ao cristão questionar a presença de Deus. É claro que somos fracos, e caídos. Nos sentimos em desespero nas situações mais difíceis. Deus é Pai e tenho a absoluta certeza que Ele ouve nossas angústias e nos entende, mas questionar se Deus está nos vendo, se está vendo o que estamos passando, ou questionar se Ele nos esqueceu é abdicar da FÉ.

“15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. ” Isaias 49:15.

A fé é o firme fundamento das coisas que não se veem.

A Fé sempre será o maior alicerce da crença. Sem isso, nada podemos fazer, pois não haveria esperança. Confiar em Deus e em suas promessas é colocar nossa vida em seu altar e entregar tudo, confiando que Ele fará o melhor por nós, segundo sua vontade. Deus nos vê a cada momento, e isso é terrível, pois sempre que pecamos, Ele nos vê. Mas sua Presença é tão maravilhosa que, através dela somos arrastados novamente para debaixo da sua misericórdia, e pela graça do sangue do cordeiro, somos perdoados e restaurados a face de Deus.

Veja Também  Adolescentes e a Tecnologia Parte 2:Nem tudo me convém!

Os dias são maus. Eles são cansativos nos querendo fazer parar de trilhar o nosso alvo que é Cristo. Mas, a Onipresença de Deus já conhece o meu e o seu futuro, pois anda lado a lado com a Onisciência e assim o próprio Deus nos recomenda a viver cada dia de uma vez (Mateus 6:34). Muitos cristãos estão entrando ou rodeando os sintomas da depressão por se preocuparem demasiadamente com o amanhã. Essa preocupação de saber o que será, o que poderá vir, e se no final não irá, rompe a esperança no Senhor. Quando nos preocupamos mais com o amanhã do que com o agradecer a Deus pelo hoje, deixamos de adorar o único Senhor de nossas vidas para servir a um deus mitológico grego criado apenas para nos fazer temer o Tempo (Cronos).

O tempo está nas mãos de Deus. Ele observa e tudo controla. Quando reconhecemos que Deus opera em todos os locais, em todo tempo, e entregamos isso a Ele, adoramos o seu atributo da Onipresença, e damos o devido louvor ao Deus que nos criou e selou nossas vidas com o Espirito Santo.

“Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. ” Provérbios 15:3.

Nós criamos a tecnologia. Estamos em todos os lugares através da internet e queremos que todos saibam o que estamos fazendo, pois isso alimenta o ego. Mas essa verdade que as pessoas sabem sobre nós é apenas o que queremos que saibam, mas DEUS, Ele sim, sabe de tudo. Desde o nosso mais íntimo pensamento até o mais perverso deles.

Portanto, devemos aprender a confiar em Deus, e aceitar em sua totalidade a presença de Deus. Reconhecermos que Ele está em todos os lugares, observando tudo, cuidando de tudo, vendo tudo.

Veja Também  Perfume de Vida ou Perfume de Morte | João 15

 Para onde me irei do teu Espirito? Para onde fugirei da tua face. Salmos 139:7.

Patrick Duarte

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e Professor na Escola Bíblica Dominical (AD – Taboão). Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: