fbpx
Artigos Gospel,  Gospel

Atributos de Deus: A Majestosa Onipresença de Deus

Ao ser revelado, através de sua Palavra inspirada nas escrituras, nos é revelado três atributos imutáveis de Deus: Onisciência, Onipresença e Onipotência. Hoje falaremos apenas de um desses, a Onipresença.

Para onde me irei do teu Espirito? Para onde fugirei da tua face. Salmos 139:7.

Leitura Recomendada: Salmos 139: 7 – 14

Yahweh está presente em todos os lugares, em todo o espaço de tempo. Ele não é limitado a regiões ou situações. Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo, mesmo que não se manifeste da mesma maneira em cada local.

A Onipresença de Deus é relatada em várias situações da história da bíblia. A sua manifestação, mesmo que não ocorra de formas que nós humanos desejássemos, ele está ativamente cuidando dos seus filhos (Salmos 33: 13,14) como também está presente aos ímpios e ao mesmo tempo, está longe deles (Provérbios 15: 29).

onipresença de Deus

Mas se Deus está presente em todos os lugares, e em todo o tempo, Ele está até mesmo em locais onde há pecado?

Essa pergunta, apesar de parecer paradoxal, é de simples resposta: SIM!

A Presença de Deus não está ligada ao fato do pecado existir ou não, e sim ao atributo que é dEle. Sua presença em locais onde o pecado existe não o desmerece como Deus, mas apenas mostra como o pecado nos afastou dEle, que, mesmo presente, não se manifesta de forma que possamos ouvi-lo naquele momento. O Pecado nos desligou da presença de Deus. Questionar se Deus não está nesses locais ou que não está vendo é denegrir e pecar contra o Espirito de Deus, pois de forma maravilhosa e temerosa, Deus VÊ TUDO.

O humano em sua condição caída tende a questionar e mensurar a presença de Deus. Eles comentem pecados e acham que de alguma forma Deus não os viu.

“Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR.” Jeremias 23.23-24.

Sim, é um paradoxo. Como alguém pode estar, de forma real, em todo o tempo, em todo o espaço? Esse é o nosso Deus!

Não é admissível ao cristão questionar a presença de Deus. É claro que somos fracos, e caídos. Nos sentimos em desespero nas situações mais difíceis. Deus é Pai e tenho a absoluta certeza que Ele ouve nossas angústias e nos entende, mas questionar se Deus está nos vendo, se está vendo o que estamos passando, ou questionar se Ele nos esqueceu é abdicar da FÉ.

“15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. ” Isaias 49:15.

Veja Também  Livro “Keep Calm e Tenha Fé” de André Valadão tem edição limitada

A fé é o firme fundamento das coisas que não se veem.

A Fé sempre será o maior alicerce da crença. Sem isso, nada podemos fazer, pois não haveria esperança. Confiar em Deus e em suas promessas é colocar nossa vida em seu altar e entregar tudo, confiando que Ele fará o melhor por nós, segundo sua vontade. Deus nos vê a cada momento, e isso é terrível, pois sempre que pecamos, Ele nos vê. Mas sua Presença é tão maravilhosa que, através dela somos arrastados novamente para debaixo da sua misericórdia, e pela graça do sangue do cordeiro, somos perdoados e restaurados a face de Deus.

Os dias são maus. Eles são cansativos nos querendo fazer parar de trilhar o nosso alvo que é Cristo. Mas, a Onipresença de Deus já conhece o meu e o seu futuro, pois anda lado a lado com a Onisciência e assim o próprio Deus nos recomenda a viver cada dia de uma vez (Mateus 6:34). Muitos cristãos estão entrando ou rodeando os sintomas da depressão por se preocuparem demasiadamente com o amanhã. Essa preocupação de saber o que será, o que poderá vir, e se no final não irá, rompe a esperança no Senhor. Quando nos preocupamos mais com o amanhã do que com o agradecer a Deus pelo hoje, deixamos de adorar o único Senhor de nossas vidas para servir a um deus mitológico grego criado apenas para nos fazer temer o Tempo (Cronos).

O tempo está nas mãos de Deus. Ele observa e tudo controla. Quando reconhecemos que Deus opera em todos os locais, em todo tempo, e entregamos isso a Ele, adoramos o seu atributo da Onipresença, e damos o devido louvor ao Deus que nos criou e selou nossas vidas com o Espirito Santo.

“Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. ” Provérbios 15:3.

Nós criamos a tecnologia. Estamos em todos os lugares através da internet e queremos que todos saibam o que estamos fazendo, pois isso alimenta o ego. Mas essa verdade que as pessoas sabem sobre nós é apenas o que queremos que saibam, mas DEUS, Ele sim, sabe de tudo. Desde o nosso mais íntimo pensamento até o mais perverso deles.

Portanto, devemos aprender a confiar em Deus, e aceitar em sua totalidade a presença de Deus. Reconhecermos que Ele está em todos os lugares, observando tudo, cuidando de tudo, vendo tudo.

 Para onde me irei do teu Espirito? Para onde fugirei da tua face. Salmos 139:7.

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: