A Jornada do Cristão | O herói nosso de cada dia



O que é um herói? O que esperamos dele? Essas são perguntas que possivelmente fizemos a nos mesmos em algum instante da vida.

Conhecido como Monomito ou popularmente “A Jornada do Herói” de Joseph Campbell, essa lista, com 12 simples passos, mostram como é construído o caminho para que o herói apareça.  Muitos roteiristas, diretores e escritores usam como base fundamental a “Jornada do Herói” para criar seus filmes/livros. Mas como isso pode ser relacionado a nós cristãos, que entendemos e sabemos que heróis como dos filmes, não existem.

Como associar os 12 passos de um herói ao cristão? Abaixo correlacionamos os 12 passos para a jornada do cristão.

12 passos simples para a Jornada do Herói Cristão:

ATO 1

1 – MUNDO COMUM

Nesse estágio, devido ao pecado de Adão, estamos com nossa visão tampada e não conseguimos identificar que existem coisas além do que os olhos podem ver. Nesse momento comum da vida reconhecemos o certo do errado, o bem do mal, mas não reconhecemos a justificação.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23

2 – O CHAMADO A AVENTURA

Algo muda. Uma voz chama dentro de nossa alma e nos mostra que o mundo comum está errado. Algo precisa ser feito ou todos, inclusive nós, estarão perdidos pela eternidade.

Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça; Gálatas 1:15

3 – RECUSA AO CHAMADO

Em primeiro momento é impactante ter os olhos abertos para o espiritual, mas com a justificação vem também as responsabilidades. Muitos recusam a responsabilidade que isso traz. Mudança de ego, de vida, deixar desejos e vontades para trás, para viver sua vida conforme a vontade do seu Rei.

Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos; 1 Pedro. 2:15

4 – ENCONTRO COM O MENTOR

Perdido em seus próprios medos e desejos, o homem comum tenta entender o novo mundo que adentrou buscando conhecimento e explicações. Para isso, o Rei deixou nesse mundo comum pessoas capacitadas para isso, como mestres, que direcionam o recém chegado ao reino, aos caminhos certos que deve percorrer, como agir, como se comportar e acima de tudo, como se relacionar com o Rei. O mestre se torna mentor e acompanha o discípulo durante o inicio da nova estrada.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19

ATO II

5 – CRUZAMENTO DO LIMIAR

Aceitação. O homem comum entende que seu “eu” não pode fazer nada por si só e se entrega de vez aos cuidados do Rei. Sua entrega é simbólica e com o novo renascer ele aceita a condição de um novo guerreiro para o reino, que deverá enfrentar potestades e não o sangue. Ele aceita ser o herói (Cristão) que o reino chama.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12

6 – TESTES, ALIADOS E INIMIGOS

Mesmo já tendo aceitado seu chamado, muitos testes ainda virão e tornarão a jornada difícil. Nunca foi dito que seria fácil. Fisicamente, emocionalmente e espiritualmente o herói será testado e tentado de diversas formar e diversas vezes. Mas enquanto ele estiver sobre a proteção do Rei, a vitória será clara, mesmo que para nós não pareça.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Efésios 6:11

7 – APROXIMAÇÃO DA CAVERNA PROFUNDA

O herói sabe que toda sua jornada o levará à um único e final derradeiro. Ele precisa propagar o reino, mas somente o Rei tem poder de atrair mais pessoas para o reino. A missão do herói aqui é espalhar a espada da justiça ao máximo de pessoas comuns que ele puder, pois assim, o Rei será conhecido e poderá trazer mais guerreiros para o Reino.

O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mateus 13:24

8 – PROVAÇÃO

Toda jornada possui degraus. Alguns entendemos e outros não. Não sabemos a hora da morte de ninguém, ou quando alguém poderá nos decepcionar. Lidar com esse tipo de provação pode parecer fácil, mas uma mente perdida é um passo para a perdição. É nesse momento que o herói saberá sua verdadeira força.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28

9 – RECOMPENSA

É nesse ponto que o herói descobre que nem todos os moradores do Reino, são efetivamente pessoas transformadas pelo Rei. Muitos se aproveitarão dos feitos de outros heróis para própria glória, outros corromperão as Leis do Reino em favor próprio. E quando o herói for tentar desmascarar esses falsos guerreiros, ele será atacado, apedrejado como falso mestre. A recompensa de lutar pela verdade será apenas descaso e calúnia. Humanamente, essa será sua recompensa. Mas o verdadeiro herói sabe ser mártir e sabe que a verdadeira recompensa vem do Rei e não dos subordinados e por isso, continua a sua batalha!

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 Pedro 2:1

ATO III

10 – ESTRADA DE VOLTA

Após anos de luta pelo Reino, muitos heróis acham que já fizeram o bastante, e que não podem fazer mais nada. Essa acomodação é perigosa, pois torna o antigo herói num possível vilão futuro. Reconhecer suas próprias fraquezas, saber onde se desviou do caminho é um ato de coragem que o trará de volta a estrada correta a se seguir. Os homens comuns sempre estarão sobre a ameaça de um ser maligno, e lutar contra essa força é a missão de todo o herói, até o fim de sua carreira no reino. Até a morte!

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7

11/12 – RESSURREIÇÃO/RETORNO COM ELIXIR

As duas últimas etapas da Jornada do Cristão não dependem dele. Essas duas últimas etapas dependem única e exclusivamente do Rei. Nessa etapa, após anos de luta do guerreiro, o Rei deixará, por poucos instantes o Reino, e virá buscar todos os seus verdadeiros heróis. Os que fingiram ser heróis serão deixados para trás. O Rei trará paz e condenará todos os ligados as forças do maligno inimigo. O heróis finalmente terão descanso de sua longa jornada e poderão viver em paz, no Reino que eles tanto defenderam.

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, … .Apocalipse 20:2a

Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Apocalipse 21:7

Infográfico da Jornada do Cristão

jornada-do-cristc3a3o A Jornada do Cristão | O herói nosso de cada dia

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *