fbpx
Artigos

Castelo Rá-Tim-Bum: A Exposição – Confira nossa visita ao fantástico mundo de Nino

Por: Patrick Duarte

Nesse ano de 2014, o grande sucesso de público “Castelo Rá-Tim-Bum” completa 20 anos de sua estreia pelo canal da TV aberta Cultura.

Para homenagear essa incrível série que fez parte da vida dos brasileiros, a equipe do Museu da Imagem e do Som (MIS) com apoio da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta montaram uma gigantesca estrutura, ocupando dois andares do museu, dividindo em duas partes. Em uma delas, os visitantes podem conferir peças do acervo, entre réplicas e originais recuperadas e restauradas pelo MIS além dos depoimentos gravados pelos atores do elenco original especialmente para a exposição complementam esta parte. Na outra, uma experiência lúdica espera os visitantes, que podem literalmente entrar no Castelo. Para tanto, mais de dez ambientes, como o saguão e a biblioteca, estão recriados. O público também pode ver de perto bonecos originais, como o Gato Pintado, o monstro Mau e a cobra Celeste.

logo Exposição Castelo Rá-Tim-Bum

Castelo Rá-Tim-Bum é um programa infantil criado e produzido pela TV Cultura, e foi exibido entre os anos de 1994 e 1997. O nome Rá-Tim-Bum era inspiração de seu antecessor, também um programa educativo, que por consequência deu origem a uma franquia que se seguiu com o programa Ilha Rá-Tim-Bum. Criado pelo dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros, Castelo Rá-Tim-Bum foi e é até hoje um marco da Televisão em todos os aspectos.

A qualidade do programa, rendeu ao Castelo Rá-Tim-Bum o prêmio de melhor programa infantil de 1994 pela Associação Paulista de Críticos de ArteAPCA. Ainda em 1994 e 1995, recebeu a medalha de prata na categoria melhor programa infantil do Festival de Nova York; em 1995, ganhou o Prêmio Sharp de Música para o melhor disco infantil; e entre 1999 e 2001 a série foi exibida para toda América Latina pelo canal a cabo Nickelodeon.

Veja Também  Crítica: Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Para conhecer a exposição você deve Visitar o Museu da Imagem e do Som, que está localizado na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo – SP. As informações sobre compra dos ingressos pela internet e na bilheteria podem ser acessadas no site do MIS ou nesse link.

Nossa visita foi incrível! É fantástico conseguir entrar naquele Universo criado no CASTELO. Vale muito a pena conferir. Agora, fiquem com algumas fotos da nossa visita. (Algumas fotos ficaram escuras, devido a proibição do uso do Flash da câmera).

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: