fbpx
Artigos,  Entretenimento,  Espaço Literário

Espaço Literário: Turma da Mônica – Lições

Por: Patrick Duarte

Estreando uma nova seção em nosso blog, pensando nos que buscam uma leitura diferenciada do que estão acostumados, inauguramos o Espaço Literário (som de palmas!). E hoje, vamos falar um pouco sobre uma recente publicação, direto do universo de Mauricio de Sousa, Turma da Mônica – Lições.

MSP_LIÇÕES_TURMA_DA_MONICA

Turma da Mônica – Lições é a sequência do bem sucedido Laços de 2013, que fez parte da comemoração de 50 anos, com o selo da Graphic MSP. Nessa nova aventura, temos nossos protagonistas, Cebolinha, Cascão, Mônica e Magali indo para o primeiro ano da escola e descobrindo novas responsabilidades. Sem deixar de lado os eventos ocorridos em Laços, a amizade deles parece ter ficado mais forte, preocupando os pais e a direção da escola, que relembra o fato de anos atrás. Para quem está acostumado com os gibis clássicos da turma, pode estranhar, em primeiro momento, revisitar seus personagens favoritos com esses traços diferentes, mas nada que incomode. Ao contrário, você se encanta mais ainda pela turma, pela forma de expressão que esses traços dão.

O belíssimo trabalho dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, tanto no roteiro, como na arte, permite o desenvolvimento da historia e dos personagens, que estão aprendendo a difícil vida que é a escola. Em Lições, conseguimos ter a mesma essência que conhecemos da turma, aquele ar da vida infantil, mas ao mesmo tempo, temos uma pegada mais madura, mais evoluída. Ler e conseguir visualizar isso, nos deixam mais atraídos pela obra, que conseguiu a difícil tarefa de superar sua antecessora.

Nessa nova aventura, a turma passa pouco tempo reunida, permitindo assim o desenvolvimento de cada personagem e seus problemas diários. Bullying e isolamento são alguns dos pontos trabalhados na historia, permitindo que novos lados de cada um sejam conhecidos. Diferente do primeiro volume, que tratou de um resgate ao luar, essa nova aventura utiliza de mais iluminação, por se passar, em grande parte, no período da manhã, que permite uma historia mais leve, e que segue uma dinâmica com mais eventos ao mesmo tempo. Conseguir tornar o motivo de uma simples lição de casa em todo o estopim para essa trama, foi o que me cativou, pois, de maneira nenhuma, imagina que seria algo similar a isso. Transformar uma simples situação que todos nós já vivemos, em algo tão grande para um roteiro, foi algo que fica perfeito dentro do universo da Turma da Mônica.

Veja Também  A Semana da Minha Vida - Netflix | Crítica

MSP_LIÇÕES_TURMA_DA_MONICA_Cebolinha MSP_LIÇÕES_TURMA_DA_MONICA_DIALOGO

Apesar de ser uma sequência, você não sentirá falta do conteúdo de Laço. Ele não interfere na dinâmica proposta aqui. Lições tem conteúdo suficiente para ser única, mas ao mesmo tempo, pertencente ao universo que se iniciou em Laços, que também é uma rica historia. Não existe a necessidade técnica de ser ler primeiro volume, Laços, para depois seguir para Lições, mas por se tratar de tempos diferentes, acredito que seja a melhor opção. Leitura de Laços e depois Lições.

Roteiro, traços, colorização, tudo isso cativa e conquista, mas pode ser que alguns (assim como eu) estranhem, em primeira reação, o final da historia, mas que deixa praticamente em aberto, quem sabe, uma próxima aventura da Turma nas mãos dos irmãos Cafaggi.

Turma da Mônica – Lições é a sequência que Laços merecia, e que consegue superar as expectativas.

Turma da Mônica – Lições: Brasil, 2015

Roteiro e Arte: Vitor e Lu Cafaggi

Cores: Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi e Paula Markiewicz

Páginas: 82

Editora: Panini Comics – Graphic MSP – Mauricio de Sousa Editora

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: