fbpx
Avivamento verdadeiro
Artigos Gospel,  Gospel

Avivamento | Como fazer para recebe-lo?

O que devemos entender antes de pedir um Avivamento a Deus

Usualmente associado a movimentos de grande intensidade de exaltação, louvor e “batismo no Espirito Santo”, o avivamento é esperado pelas pessoas como uma grande manifestação visível e poderosa da parte de Deus. O avivamento é tema de diversos estudos, pregações na comunidade cristã. Mas será que ele se resume a apenas isso?

Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia. Habacuque 3:2

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Quando aceitamos a Cristo e nos tornamos nova criatura, o conhecido como “primeiro amor” nos toma por completo. Naturalmente, durante os anos da caminhada cristã, vamos nos desanimando, cansando. Muitos se tornam cristãos mecânicos, presos a um sistema de comodidade e padrão. Eles vão a igreja, mas não estão lá. Oram, mas não falam com Deus, querem ouvir a Deus, mas não leem a bíblia.

Em Habacuque 3:2, percebam que o profeta pede o avivamento no meio da obra. Não no início, nem no fim. O avivamento, em sua essência, é para que aqueles cristãos mornos e desanimados na fé redescubram os rios de água viva dentro deles mesmo.

Quando Jesus fala que esse rio é o Espirito Santo, Ele deixa claro que somente os que creem, podem ter vida com Ele. Sem Jesus, somos como terra seca, infrutífera.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:13,14

Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. João 7:38,39

SINTOMAS DO CRENTE MORNO

CANSAÇO – Não há mais vontade/força para orar, ir a igreja, ler a bíblia.

COMODISMO – Não há interesse em buscar mais de Deus, qualquer coisa está boa, não precisa fazer nada a mais para a obra.

SEM SENSO DE VALORES – Acredita que já sabe tudo e não precisa mais participar de nada; classifica pecados; classifica os que são “santos”.

Perceba que os sintomas listados acima, nada mais são do que estágios que um cristão passa em sua vida. Tais sintomas devem ser remediados, caso contrário, podem se agravar, levando a uma doença terminal para a alma.

Cristo, ao se formar homem, viver entre nós, carregar nossos pecados e vencer a morte, declara que Ele é o remédio da alma outrora condenada, mas que hoje vive pela graça e pode alcançar a salvação em Cristo Jesus.

Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:19

Quando, em algum momento da vida, começamos a esquecer do sacrifico de Cristo e como sua graça nos alcançou, é nesse momento que o avivamento é fundamental. O avivamento deve existir em nossa vida diariamente, para que nossa fé seja renovada. Quando isso não ocorre, existe aquele tempo, aquele momento que precisamos, novamente, redescobrir a fonte de manancial de águas vivas.

Mas, no fim das contas, o que é Avivamento?

Significado de Avivamento (Conforme dicionário Web): substantivo masculino – Ação ou efeito de avivar ou avivar-se (tornar mais vivo).

É interessante que na definição da palavra avivamento  ela é definida como “tornar mais vivo”. Atente-se que não diz “ressuscitar”, mas sim “tornar mais vivo. Logo, deduzimos que para algo se tornar mais vivo, deve-se estar vivo em primeiro lugar.

Veja Também  Eu blasfemei contra o Espirito Santo?

O avivamento é para aquela igreja que dorme, que esqueceu o primeiro amor, que vive das obras, mas se esqueceu da fé. O avivamento não é para os mortos, o avivamento é para os VIVOS!

COMO RECEBER O AVIVAMENTO

1° PASSO: Reconhecer que não vivemos mais para nós mesmos.

E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:15

Somos criaturas criadas, com o proposito de adorar a Deus. Nossas vidas não foram feitas para serem desperdiçadas com as coisas desse mundo. Claro que vivemos aqui, interagimos, trabalhamos, casamos, mas nada disso deve ser prioridade em nosso coração. Nossa vida é unicamente para adorar a Deus.

2 ° PASSO: Estar estabelecido como sacerdote de Deus. Estar estabelecido ao Reino.

Como sacerdotes de Cristo, temos a missão de entender que nossa adoração não é um passaporte para o céu, mas é um chamado para SERVIR ao senhor.

No servir a Deus temos duas principais ferramentas de comunicação: Oração e Leitura da Palavra. Não há, em nenhuma hipótese, um relacionamento pessoal sem que as partes se conheçam e interajam. A oração e a leitura são esse meio.

Somos chamados para cuidar da obra de Deus, servindo-a com prazer, zelo e respeito, para que quando o noivo vier, sua igreja esteja preparada para ser recebida e levada as bodas.

3° PASSO: Carregar, constantemente, a sua cruz.

Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Mateus 16:24,25,26

Jesus indica nessa passagem algo glorioso. Que quem estiver disposto a segui-lo, deve renunciar a si próprio. Esse pedido de Jesus mostra claramente que ele deseja a rendição absoluta do servo. Qual servo pode servir com excelência se não é devoto 100% de seu senhor?

Da mesma forma é com Jesus. Se somos servos, somos chamados a responsabilidades de servos, ganhando, pela graça, a salvação de Cristo e o direito de sermos chamados filhos de  Deus. Ninguém pode ir a Deus, se não for pelo caminho da verdade.

Ao final, no versículo 26, ele relata sobre a recompensa incomparável que o cristão irá receber. Mesmo que a caminhada seja difícil, o fim dela é repleta da glória de Deus. O que perder a vida, em nome de Jesus, acha-la-á. Aquele que viver para Cristo, será recebido de braços abertos no reino, deixando todas as dores e tristezas para trás.

O avivamento pode trazer novamente aquela chama de vida dentro de você, basta apenas que esteja atento aos sinais e se estiver passando por algum dos sintomas, ore ao Espirito Santo que Ele certamente ouvirá seu clamor.

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista por paixão (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e (ex) Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Membro da Igreja Batista do Povo. Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: