fbpx
Palavra de Deus
Artigos Gospel

Sete Segredos para ter uma vida cheia do Espírito Santo | Parte 1

[TEXTO ATUALIZADO EM FEVEREIRO 2018]
Leitura para meditação: Efésios 5: 1-20

Em toda a escritura do novo testamento fica evidente o poder e presença do Espirito Santo na vida dos seguidores de Cristo. Responsável por administrar os dons e reparti-los a cada pessoa conforme necessidade da construção do Reino e Sua vontade, o Espirito Santo é essencial na vida do cristão.

É certo que todo aquele que entregou sua vida a Jesus, se tornando um membro ativo do reino tem o anseio de ter sua vida cheia da presença do Espirito Santo. A bíblia, inspirada pelo espirito de Deus, nos dá a receita de como conseguirmos essa ligação com o Espirito Santo.

Nesse post, iremos focar em explicar quatro segredos dos sete que iremos compartilhar. Espero e desejo uma ótima leitura para vocês e que o Espirito Santo alcance o coração de vocês.

Primeiro Segredo: Ter uma vida de constante Oração

Antes de mais nada, precisamos definir o que é oração. Oração é uma súplica, uma conversa com Deus. Nada de repetições ou relacionamento distante. A oração trata de intimidade e dependência entre a criatura e seu criador.

A necessidade da oração se trata justamente de se “relacionar”. É impossível criar intimidade sem conhecer a pessoa. Da mesma forma funciona com Deus. Como podemos criar intimidade se não o conhecermos e falarmos com ele? Deus conhece nossas vidas, mas Ele deseja criar relacionamento, Ele quer ouvir de nós o que queremos falar.

A oração deve ser a nossa primeira reação diante de qualquer crise. Nossos problemas são oportunidades para Deus agir em nossas vidas.

“Deus estava pronto para destruir toda a nação por causa do pecado. Mas Moisés implorou por misericórdia, e Deus Decidiu poupar as pessoas” (Êxodo. 3.9-14).

Esse é um bom exemplo – na bíblia – de que a oração pode fazer a diferença. Não deixe de orar, mesmo quando uma situação parecer irreversível.

É comum encontrar na caminhada cristã pessoas que tem vergonha de orar em público, pois acham que não sabem como orar. A oração não deve ser encarada como um artigo cientifico ou uma apresentação de faculdade ou trabalho. A oração é uma simples conversa com o Pai.

Nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus e em muitas vezes, nossos pedidos podem ser muito egoístas, focados somente naquilo que queremos e não no que precisamos. Se você realmente quer viver uma experiência verdadeira com Deus e ser um cristão nas mãos do Senhor, permita que Ele faça a vontade dEle através da sua vida.

Deus sabe exatamente aquilo que realmente nos é necessário, e nos conduzirá pelo caminho para que possamos alcançá-lo

Um bom exemplo para se pedir em oração é sabedoria, autocontrole, paciência, mansidão, que irão ajudá-lo em seu relacionamento com outras pessoas, no sentido de direcioná-las a Cristo. Perseverar na oração é o código para você entrar na internet de Deus e assim começar a encontrar o caminho para ser cheio do Espírito Santo.

Segundo Segredo: Estar em contato com a Palavra de Deus

Se na oração temos o caminho para falarmos com Deus, é na leitura da sua Palavra (Bíblia) que encontramos o meio de conhecermos ao Senhor em sua forma revelada através das escrituras. (2 Timóteo 2.15).

A palavra de Deus, quando bem manuseada, serve como instrumento contra os ataques do inimigo, nos ajudando a discernir entre o bem e o mal que constantemente aparecem em nossas vidas.

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante Do que qualquer espada de dois gumes, E penetra até a divisão da alma, e do espírito, E das juntas e medulas, e é apta para discernir os Pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4.12).

A palavra deve ser absorvida pelo coração e ser colocada em prática. A palavra só surtirá efeito se você pratica-la e exercita-la em seu coração e em seus atos. Lembre-se: as pessoas observam seus atos em meio as adversidades da vida, então seja um exemplo para não escandalizar a Palavra e nem o nome de Deus.

A palavra de Deus é única e verdadeira, devemos estar atentos aos falsos profetas que distorcem a palavra para adaptá-la ao seu modo de agir.

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente…” (Colossenses 3.16)

Terceiro Segredo: Estar sempre Adorando a Deus

Você sabe a diferença entre louvar e adorar?

 

O vídeo acima ajuda na o compreendimento do termo Louvar que é erroneamente associado ao termo adorar como se fossem a mesma coisa. O termo “Adorar” refere-se a: Render culto à; Venerar; Reverenciar, Respeitar.

“Não terás outros deuses diante a mim” (Êxodo 20.3).

Somente a Deus adorarás” (Mateus 4.10).

A adoração é quando verdadeiramente entregamos o nosso coração a Deus, onde entendemos que Ele é soberano em nossas vidas. Nesse estágio não o amamos por ele ter feito algo por nós, mas o amamos porque Ele nos amou primeiro. Adoração não se resume apenas a louvores, mas também a obediência a palavra. O fato de reconhecermos que Jesus morreu por nós é uma forma de adoração;

“Aquele que tem vergonha perante seus amigos de confessar que serve a Deus, igualmente Deus se envergonhará dele.” (Mateus 10.32-33)

Quarto Segredo: Estar com o coração aberto a Deus

No relacionamento Deus e homem não existe confusão e nem nada que possamos esconder. Adão, após desobedecer a Deus, tentou esconder sua nudez, mas não havia lugar para que ele fizesse isso. Devemos sempre estar preparados para Deus. Pensamentos e/ou sentimentos que não vem da parte de Deus, sempre farão parte de nossa jornada – somos pecadores – , mas não devem tomar lugar em nosso coração. Nosso coração deve estar preenchido do amor de Deus.

Para que Deus receba nossa adoração devemos estar preparados para isso, ou seja, devemos ter nossos pensamentos ligados somente a Deus. Problemas, discussões, medos e perigos todos nós temos diariamente, seja em casa, no ambiente de trabalho ou em qualquer lugar, devemos desligar tudo isso e nos atentarmos somente Aquele que nos amou primeiro.

Deus é a nossa força e através dEle podemos vencer todas as dificuldades da vida. Nosso coração precisa ser dEle e para Ele.

 

Confira a Segunda parte deste estudo > https://wp.me/p8Oo29-5d

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

10 Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: