fbpx
salmos 127 familia herança do senhor
Artigos Gospel,  Gospel

Salmos 127 | O centro de tudo é Deus

Nos Salmos 127 podemos aprender que nada adianta se Deus não estiver presente

Os salmos de Romagem ou salmos de degraus, são cânticos que o povo de Deus entoava em suas peregrinações para adorar o Senhor em Sião. Esses salmos são compostos por 15 cânticos, do Salmo 120 ao Salmo 134.

No Salmos 127, temos a leitura de cinco versículos que mostram que o Senhor Deus é quem nos garante sua proteção e cuidado. É interessante observar que este salmo trata de algumas situações que são constantes na vida do cristão, que podem ser divididas em dois pontos.

DEUS EM TUDO NA NOSSA VIDA

Não é segredo que a percepção humana sobre as conquistas está deturpado desde a queda do homem no éden, onde a provisão se tornou parte do trabalho do homem, que consecutivamente, se esforça “braçalmente” para levar os mantimentos para seu lar e sua família.

Hoje, em pleno século 21, fica mais evidente que a sociedade, de forma geral, impõe que obter e ter possui significância para status social. Não é pecado lutar e buscar crescimento profissional e material, mas para o cristão isso deve ser a consequência de sua vida e relacionamento com Deus, e nunca o contrário .

O salmista expõe logo no primeiro versículo que o trabalho sem a centralização de Deus é em vão. A força humana não é capaz de prover a segurança para suas conquistas, pois elas são frágeis as condições humanas e sem a proteção de Deus “…em vão vigia a sentinela.” (Salmos 127:2).

É importante se ater que existe a confirmação da inutilidade de se acordar cedo e dormir tarde, pensando apenas na provisão. A beleza desses dois primeiros versículos é justamente criar contrapartes sobre a responsabilidade humana e a soberania de Deus. No evangelho de Mateus 6: 25, Jesus fala sobre a ansiedade e preocupação, pedindo que não nos preocupemos com o que comer, beber ou com as vestes. Prosseguindo com sua exortação, ele finaliza com o consolo e descrevendo a ordem correta que o humano deve ter em relação a Deus: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33.”

E o que são estas coisas? Justamente tudo aquilo que precisamos de provisão do Senhor. Ele se encarrega do seu povo e cuida para que nada lhes falte. Como citado acima, não é pecado batalhar pelo crescimento profissional e material, mas quando isso toma o lugar de Deus, que deve ser em primeiro lugar em nossas vidas, todo o nosso trabalho se torna vão. Deus precisa estar envolvido em tudo na nossa vida, e assim, Ele se responsabiliza por tudo.

A HERANÇA DO SENHOR

Algumas pessoas podem, ao ler este salmos, achar que ele trata de dois assuntos diferentes, mas quando finalizamos a leitura, fica claro que o assunto central do tema trata-se do cuidado da família,.

Nos versículos finais, o salmista trata da relação dos filhos com os pais, da importância que eles possuem perante a família. Filhos são presentes de Deus (Isaías 8:18) e comparados a flechas na aljava do valente.

Deus, desde a criação abençoou o homem para que ele fosse parte de uma família e assim, por toda a historia bíblica, a família é fundamental na vida do povo de Deus. O que antes eram pais que cuidaram e educaram seus filhos, no futuro terão seus filhos ao seu lado, para cuidar deles na sua velhice (Efésios 6:3,4 ; 1 Timóteo 5:3,4).

O salmos 127, mesmo com poucos versículos, é uma obra rica para nos ensinar sobre a real importância para nós. Cuidar do Reino, buscando-o de forma verdadeira, o colocando-o em primeiro lugar em nossa jornada nos garante a proteção de Deus em todas as áreas de nossas vidas. Se Ele não estiver centralizado em nossas atividades, toda nossa força é inútil e em vão na realização de conquistas.

Não adianta conquistar o mundo inteiro se a nossa vida e de nossa família não estiver ligada ao Reino de Deus.

 

 

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista por paixão (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e (ex) Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Membro da Igreja Batista do Povo. Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: