salmos 127 familia herança do senhor
Artigos Gospel,  Gospel

Salmos 127 | O centro de tudo é Deus

Getting your Trinity Audio player ready...
Nos Salmos 127 podemos aprender que nada adianta se Deus não estiver presente

Os salmos de Romagem ou salmos de degraus, são cânticos que o povo de Deus entoava em suas peregrinações para adorar o Senhor em Sião. Esses salmos são compostos por 15 cânticos, do Salmo 120 ao Salmo 134.

No Salmos 127, temos a leitura de cinco versículos que mostram que o Senhor Deus é quem nos garante sua proteção e cuidado. É interessante observar que este salmo trata de algumas situações que são constantes na vida do cristão, que podem ser divididas em dois pontos.

DEUS EM TUDO NA NOSSA VIDA

Não é segredo que a percepção humana sobre as conquistas está deturpado desde a queda do homem no éden, onde a provisão se tornou parte do trabalho do homem, que consecutivamente, se esforça “braçalmente” para levar os mantimentos para seu lar e sua família.

Hoje, em pleno século 21, fica mais evidente que a sociedade, de forma geral, impõe que obter e ter possui significância para status social. Não é pecado lutar e buscar crescimento profissional e material, mas para o cristão isso deve ser a consequência de sua vida e relacionamento com Deus, e nunca o contrário .

O salmista expõe logo no primeiro versículo que o trabalho sem a centralização de Deus é em vão. A força humana não é capaz de prover a segurança para suas conquistas, pois elas são frágeis as condições humanas e sem a proteção de Deus “…em vão vigia a sentinela.” (Salmos 127:2).

É importante se ater que existe a confirmação da inutilidade de se acordar cedo e dormir tarde, pensando apenas na provisão. A beleza desses dois primeiros versículos é justamente criar contrapartes sobre a responsabilidade humana e a soberania de Deus. No evangelho de Mateus 6: 25, Jesus fala sobre a ansiedade e preocupação, pedindo que não nos preocupemos com o que comer, beber ou com as vestes. Prosseguindo com sua exortação, ele finaliza com o consolo e descrevendo a ordem correta que o humano deve ter em relação a Deus: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33.”

E o que são estas coisas? Justamente tudo aquilo que precisamos de provisão do Senhor. Ele se encarrega do seu povo e cuida para que nada lhes falte. Como citado acima, não é pecado batalhar pelo crescimento profissional e material, mas quando isso toma o lugar de Deus, que deve ser em primeiro lugar em nossas vidas, todo o nosso trabalho se torna vão. Deus precisa estar envolvido em tudo na nossa vida, e assim, Ele se responsabiliza por tudo.

A HERANÇA DO SENHOR

Algumas pessoas podem, ao ler este salmos, achar que ele trata de dois assuntos diferentes, mas quando finalizamos a leitura, fica claro que o assunto central do tema trata-se do cuidado da família,.

Nos versículos finais, o salmista trata da relação dos filhos com os pais, da importância que eles possuem perante a família. Filhos são presentes de Deus (Isaías 8:18) e comparados a flechas na aljava do valente.

Deus, desde a criação abençoou o homem para que ele fosse parte de uma família e assim, por toda a historia bíblica, a família é fundamental na vida do povo de Deus. O que antes eram pais que cuidaram e educaram seus filhos, no futuro terão seus filhos ao seu lado, para cuidar deles na sua velhice (Efésios 6:3,4 ; 1 Timóteo 5:3,4).

O salmos 127, mesmo com poucos versículos, é uma obra rica para nos ensinar sobre a real importância para nós. Cuidar do Reino, buscando-o de forma verdadeira, o colocando-o em primeiro lugar em nossa jornada nos garante a proteção de Deus em todas as áreas de nossas vidas. Se Ele não estiver centralizado em nossas atividades, toda nossa força é inútil e em vão na realização de conquistas.

Não adianta conquistar o mundo inteiro se a nossa vida e de nossa família não estiver ligada ao Reino de Deus.

 

 

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista por paixão (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e (ex) Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Membro da Igreja Batista do Povo. Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta