Adolescentes e a Tecnologia Parte 3: Responsabilidade Social e Espiritual dos Pais
Getting your Trinity Audio player ready... |
Por: Patrick Duarte
Antes de ler esse artigo, confira a Primeira e Segunda parte!!
É impossível falar de um tema assim, que envolve tanto a vida dos nossos adolescentes e jovens sem citar os Pais. Eles são peça fundamental na criação dos filhos, sendo de suma importância sua interação e intervenção quando necessária.
Pais, por favor, dar confiança e liberdade aos filhos não é o mesmo que largá-los a esmo. Deve-se sim, acompanhar tudo o que seu filho faz. Saber como ele está indo na escola, se faz as atividades, se cumpre prazos de entrega de trabalhos, se é responsável com os afazeres de casa. Dar tudo de mão beijada torna o adolescente um nojo, mimado e achando que o mundo gira conforme sua vontade. A maioria dos adolescentes de hoje não sabem escrever o básico e isso é dever dos pais acompanhar.
Muitos pais acham que é dever da escola e até mesmo dos lideres da igreja educar e ensinar seus filhos. Esperam que eles saiam de casa e voltem totalmente educados, restaurados, um jovem de ouro. Infelizmente, essa atitude é real! Não importa o quanto o líder de mocidade, obreiro ou o pastor ensine nas igrejas, os filhos sempre terão tendências a imitar o passo dos seus pais. A Bíblia adverte sobre o assunto e dá diretrizes para que os pais eduquem seus filhos para que no futuro não se percam.
Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o incrédulo. 1 Timóteo 5:8
Nessa passagem, Paulo está falando acerca dos velhos e viúvas, mas se aplica perfeitamente ao conceito, que podemos definir da seguinte maneira: “Se você, pai ou mãe, não lê, não ora, não jejua, enfim, não se compromete, dentro de sua casa, com a Palavra de Deus, como espera que seus filhos se tornem servos do Senhor?”
Primeiro você tem que ser o exemplo, para depois cobrar deles o exemplo!
A bíblia tem diversas passagens sobre como dar instrução, mas vamos ver somente algumas.
Respeitar Autoridades
O respeito começa desde criança. A começar pelos pais (Exôdo 20:12). Aprendendo a respeitar os pais carnais, eles aprendem a respeitar o pai que está no céu. Isso deve ser levado também para outras áreas da vida do jovem. “Sujeitai-vos, pois, a toda autoridade humana, por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;” 1 Pedro 2:13
Conhecer a Palavra de Deus e ao Senhor
Ensinar e realizar leituras junto aos filhos é um bom caminho para conhecimento e enriquecimento da Palavra de Deus. O Salmo 78 é uma ótima leitura sobre a historia do povo de Deus.
Aprender a trabalhar
Muitos jovens são preguiçosos. Não fazem nada, nem lavar o prato que usou. Os pais devem mostrar que o trabalho é edificante e forma responsabilidades. “…se alguém não quiser trabalhar, não coma também”. 2 Tessalonicenses 3:10
Buscar o Reino de Deus
Apesar de vivermos e necessitarmos de coisas materiais, nosso objetivo não deve ser conquistar tesouros na terra, mas sim no céu. A bíblia adverte que quem busca o Reino de Deus, não precisará se preocupar com nada (Mateus 6:33). Deus sabe das suas necessidades!
Ser pai não é tarefa fácil, mas deve ser feita com alegria. Filhos são bênçãos e devem ser tratados com amor e carinho, mas se necessário for, a disciplina física deve ser aplicada, mas NUNCA a ponto de causar qualquer dano físico. Pais, não provoquem a ira dos vossos filhos (Efésios 6:4)
Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno. Provérbios 23:13-14
Que Deus abençoe a cada um de vocês!!!