O poder do Desenho infantil na Educação das crianças
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Por: Patrick Duarte
Qual é o limite entre o lúdico e a realidade? Até que ponto eles podem andar lado a lado sem que nenhum possa interferir no outro? Para nós, adultos, isso pode ser bem fácil de controlar, mas para as nossas crianças, o lúdico faz parte em tempo- quase- integral de sua formação.
É comum que o primeiro contato das crianças sejam com lápis e papel, no qual fazem rabiscos e desenhos que representam aquele momento pra ela. Para alguns pais, isso pode parecer apenas uma forma que a criança encontra de se comunicar, mas isso vai muito além. A coordenação, raciocínio, visão, construção de pensamentos são trabalhados nesse tipo de arte, que vão sendo desenvolvidos a cada etapa de crescimento. Segundo Piaget (1986-1980) a construção do pensamento (Faça a Leitura aqui e Aqui) passa por alguns estágios, no qual temos a Assimilação e Acomodação, no qual a criança começa a assimilar objetos, formas e seus respectivos nomes. Ainda nessa linha de estudo, Piaget divide o desenvolvimento de uma criança em quatro estágios que são:
Sensório-motor (0 – 2 anos);
Pré-operatório ( 2 – 7/8 anos);
Operatório-concreto ( 8 – 11 anos);
Operatório-formal (8 – 14 anos);
Vamos falar, resumidamente, de cada etapa, afim de criar um ambiente de leitura mais confortável e de melhor entendimento, mas em todo caso, recomendo uma leitura mais aprofundada do texto no link citado acima.
SENSÓRIO-MOTOR
Em sua fase inicial, o bebê começa a construir esquemas de ação, através de reflexos neurológicos básicos, assimilando o meio a sua volta. Toda a noção de tempo e espaço são concebidas e entendidas através da ação, ou seja, do fato da condição que lhe é imposta. Mamar, pegar ou ver.
PRÉ-OPERATÓRIO (ou Inteligência Simbólica)
Nesse estágio, a criança, basicamente, interioriza os esquemas de ação que foram concebidos no estágio anterior.
A criança deste estágio:
- É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
- Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos “por quês”).
- Já pode agir por simulação, “como se”.
- Possui percepção global sem discriminar detalhes.
- Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
OPERATÓRIO-CONCRETO
A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade; já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração. Desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).
OPERATÓRIO-FORMAL
A limitação de entendimento do meio que vive aumenta e não considera mais a representação imediata das coisas, mas agora é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente, e assim, buscar a solução que lhe pareça mais sensata. Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico à todas as classes de problemas.
Sabendo-se disso, como influenciar uma boa e construtiva educação para nossas crianças a partir dos desenhos animados?
Hoje em dia temos uma infinidade de produções e desenhos que são voltados para o público infantil. Alguns desenhos recebem certa censura, como por exemplo Pica-Pau e Tom & Jerry. Na contrapartida temos desenhos que são pensados justamente em crianças pequenas, com alto valor construtivo. Temos alguns desenhos que utilizam da repetição e da interação para fazer com que as crianças aprendam e possam distinguir nomes e formas, método comumente usado em “Dora Aventureira“. Outro desenho que consegue trazer uma boa lição a cada episodio, utilizando traços simples, e uma ótima música como base, é a web-série Guigo, que eu, particularmente, gosto muito. Sabendo da capacidade que cada fase proporciona para o desenvolvimento das crianças, podemos filtrar o que se encaixa melhor para cada situação e assim, auxiliar no desenvolvimento sem atropelar ou confundi-las. Imaginem passar um anime como Dragon Ball Z para uma criança de 2 anos. A situação pode confundi-la e fazer com que ache normal explosões de poder e humanos voando, e na pior das hipóteses, fazer com que ela ache que também pode voar. Apesar de que, os desenhos citados acima [Dora e Guigo] também mostrarem cenário “surreais”, a linguagem é apropriada para a idade proposta.
Por estar aprendendo a viver, experimentando coisas novas todos os dias, os desenhos possuem o poder de impactar e influenciar. Formas geométricas, música, pintura, tudo isso pode ser passado através do desenho e reforçadas pelos pais, que ajudam, corrigem e se propõem, com paciência, à explicar cada nova etapa. Percebemos aqui que o desenho, por si só, é somente uma ferramente que deve ser utilizada de forma sadia e moderada e a cada etapa ser analisado a necessidade do mesmo.
A associação do desenho com acompanhamento e atividades relacionadas, pode trazer uma grande possibilidade de que, a criança, desenvolva sua capacidade de interagir, analisar, processar e gesticular com mais facilidade. O interesse da criança também deve ser observado, e trabalhado para que ela se desenvolva, seja na arte, música, ou até mesmo atuação.
É normal, nos dias de hoje, que a criança, desde muito cedo, tenho contato direto com a tecnologia, seja por Smartphone ou computador, e a forma de processar dados que recebe aumenta consideravelmente. Se observarmos as crianças de hoje, podemos perceber como elas estão inteligentes. Mas essas mesmas crianças, precisam de acompanhamento intenso e diário dos pais. Quantos adolescentes você conhece, que hoje mal sabem formular uma frase, ou se tornaram aquela geração do “se está na internet é verdade”. Não leem, não pesquisam e pior de tudo, se acham donos da verdade, com um conhecimento adquirido pelo Facebook.
Sentir, criar, experimentar, analisar são alguns dos fatores que a criança desenvolverá ao assistir desenhos e ao desenhar. De forma simples e objetiva é possível classificar e diversificar a educação com ferramentas apropriadas para cada fase de aprendizado, aprimorando, além da capacidade motora, a capacidade do individuo se relacionar consigo mesmo e com os outros.
0 comentários
Eaiconcorda??????
Posso publicar seu post em meu blog por que faço magistério e estou estudando sobre Piaget
Patrick Duarte
Claro que sim. Só peço a gentiliza que faça uma linkagem e menção da autoria do blog
Eaiconcorda??????
No caso você quer ser citado no post colocar o nome do seu blog e isdo
Patrick Duarte
Isso mesmo e o link da postagem original. Assim valotiza nosso trabalho
Eaiconcorda??????
Ok
Patrick Duarte
Olá,
Visitei eu blog para ver a postagem e compartilha-la também. Vi que você colocou só o titulo e a link, acho que eu que expliquei errado.
Pode copiar o texto todo se quiser, sem problemas e colocar no seu blog.
No final você coloca: Link original da postagem: (copia o link)
Por: Patrick Duarte
Acho que ficará mais estético para seu blog, e o conteúdo ficará lá para seus leitores se interessarem em ler. E pelo link no final, quem quiser poderá conhecer o meu.
Parabéns pelo Blog. Vamos nessa força!!!
Eaiconcorda??????
Na hora nem pensei só publiquei
Eaiconcorda??????
Olá pode olhar de novo ocorreu uma mudança
Patrick Duarte
Maravilha! Sucesso pra você!
Eaiconcorda??????
Pra você também