Como criar sua Loja Virtual (E-commerce) em 5 passos
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O mercado cresce em ritmo acelerado e especialistas afirmam deve gerar ainda mais vendas em 2016.
Querendo mudar de carreira, dar um “up” nos negócios ou apenas buscar uma renda extra? Saber como fazer uma loja virtual de maneira eficaz pode ser uma ótima alternativa para aumentar os lucros.
De acordo com o relatório E-bit, 51,5 milhões de consumidores realizaram compras online em 2014, sendo 10,2 milhões estreantes. Em 2015, as vendas online tiveram uma alta de 15,3%. Que tal aproveitar o fluxo positivo e começar seu próprio e-commerce?
Fazer uma loja virtual exige pesquisa e muito planejamento. Mesmo que o negócio dispense endereço físico, o empreendedor deve estar preparado para lidar com o trabalho de maneira profissional. Se o projeto não for encarado com seriedade, as chances de sucesso acabam bastante reduzidas.
1. Planeje-se
Você deverá estudar a ideia antes de colocá-la em prática. Se já possui um negócio físico, fica mais fácil. No entanto, se será seu primeiro contato com o mundo das vendas, esteja preparado para o que vem pela frente.
Após determinar o foco da empresa, procure saber quanto você precisará investir na compra do material, no website e na divulgação. Dessa forma, você não será pego desprevenido ao longo do empreendimento.
2. Conheça as ferramentas
A ideia de fazer uma loja virtual exige estudo constante sobre as ferramentas disponíveis. O mercado oferece uma grande variedade de fornecedores de sistemas de e-commerce. Identificar qual é o seu orçamento e como você imagina seu negócio são maneiras de escolher o serviço que mais se encaixe com as suas expectativas.
3. Monte um e-commerce organizado
Na web, um site bagunçado contribui para a falta de credibilidade. Portanto, veja-o como a sua loja física: organizada, completa e com informações importantes. Além disso, lembre-se de sempre atualizar o estoque – ou a página – para evitar a venda de produtos não disponíveis.
4. Divulgue
Sua loja virtual precisa ficar conhecida e, para isso, divulgação constante é fundamental. Investir em estratégias de marketing online é muito importante para manter um bom fluxo de vendas. Tire um tempo para estudar sobre as ferramentas de divulgação disponíveis na web e escolha aquelas que mais se encaixam com seu público e seu orçamento.
5. Conquiste a confiança dos clientes
Se a pessoa comprou determinado produto na sua loja, ela espera recebê-lo em boas condições. É preciso ter atenção redobrada quanto ao atendimento de cada demanda. Pode até ocorrer atrasos, mas procure sempre estar em contato com o comprador para evitar má publicidade. Clientes satisfeitos tendem a voltar, além de trazer novos consumidores.
Mais sobre o e-commerce no Brasil
Em 2015, o e-commerce brasileiro completou 20 anos e, especialmente nos últimos cinco, tem crescido em ritmo acelerado. Segundo dados do E-bit, as vendas realizadas em 2015 nas lojas virtuais brasileiras alcançaram um faturamento de R$ 41,3 bilhões. O tíquete médio subiu em 12%, atingindo o valor de R$ 388.
Para os especialistas, o comércio eletrônico ainda possui muito espaço para o crescimento e deve apresentar melhora, especialmente nas vendas via dispositivos móveis.
Você já tentou vender pela internet? Quais são as suas dicas para ter sucesso no empreendimento? Deixe um comentário e contribua para a troca de ideias!
Fonte: Vivo Mais