Três erros mais comuns da igreja com os recém convertidos
Getting your Trinity Audio player ready... |
Uma das missões da igreja, assim como de seus membros, é divulgar e pregar a Palavra de Deus afim de, pela misericórdia do Senhor, almas sejam atraídas pela Presença de Deus e venham a ser salvas. Ninguém é capaz de salvar almas para Deus. Somente Ele, através de sua misericórdia pode fazer isso. Você é, e sempre será, apenas um instrumento nas mãos de Deus.
Dito isso, a igreja moderna, que através dos anos mudou e moldou-se a nova geração, buscado freneticamente almas para o Reino de Deus, afim de cumprir o mandamento da grande comissão. Todos nos somos responsáveis de alguma forma de influenciar o mundo, mostrando que servir a Deus é um privilegio.
A igreja está sedenta por mais almas, mas no geral não está preparada para isso. Não vamos falar de placas ou citar instituições especificas nesse texto, apenas refletir sobre o que vemos e ouvimos de várias denominações.
A igreja tem cometido três grandes erros em relação aos novos convertidos. E esses erros podem definir o futuro daquela pessoa dentro da comunidade cristã.
PRIMEIRO ERRO
“Venha como estás e se converta em dez segundos”
Quando falamos de novos convertidos, uma das primeiras missões da igreja é o discipulado. Acompanhar, explicar, ajudar o recém chegado a comunidade é um fator de suma importância e que representa o grande diferencial para o novo convertido. Infelizmente, algumas igrejas querem que a pessoa já venha convertida para a igreja, minimizando o “trabalho” que é discipular. Muito se é cobrado do novo convertido após o aceite de Jesus perante a comunidade, mas pouco se é ensinado. Quando exigimos que uma pessoa se converta e imediatamente largue seus vícios e vontades pessoais, simplesmente estamos sufocando aquela pessoa. Explicar, mostrar e apontar onde estão os erros e acertos conforme a base bíblica são o referencial para uma verdadeira caminhada em Cristo, pois o evangelho só vive em alguém quando esse entende os princípios cristãos.
SEGUNDO ERRO
“Com cargo ministerial ele não desviará”
Pode até parecer ridículo, mas isso é uma coisa que acontece, e muito, nas igrejas. Como forma de prender e segurar os membros e os novos convertidos, muitos pastores atribuem cargos a essas pessoas para que a responsabilidade de “afazeres” venha falar mais alto naquela alma. Pessoas que possuem uma novidade de vida no evangelho não estão preparadas para lidar com as responsabilidades de um cargo ministerial e isso é fato. Pior ainda é quando usam ameaças para que a pessoa não largue o cargo como: ” Deus vai pesar a mão se você largar”. A pergunta que fica é: Você realmente quer manter uma pessoa na obra de Deus dessa maneira?
TERCEIRO ERRO
“Não valorizar os ensinamentos“
Dentro de uma comunidade cristã o mais importante é conhecer a Palavra de Deus. Através dela podemos entender e reconhecer a soberania de Deus, seu amor por nós, sua justiça e como fomos resgatados pela graça de Cristo. Quando a igreja menospreza ensinamento e uma pregação da Palavra, trocando por horas de louvores e movimentos “espirituais”, deixamos os membros da igreja fracos na fé. O que sustenta o corpo é o alimento, e é de senso comum que a Palavra de Deus é o alimento da alma. Quando deixamos isso de lado, ficamos fracos e deixamos de conhecer a Deus, pois ali está sua revelação sagrada.
Um recém nascido precisa do leite materno nos primeiros meses de vida, para que cresça forte e saudável. Assim é o novo convertido. Ele precisa receber a Palavra nos primeiro meses de sua nova vida, para que cresça forte e saudável. Quando pulamos essa etapa, apenas mascaramos uma falsa aparência de força, mas o que temos são pessoas inconsistentes, fracas e abatidas na fé.
A igreja deve assumir sua posição no discipulado e abraçar com responsabilidade cada alma que ali está, seja nova ou antiga de casa. Negar essa condição é negar o Reino de Deus e suas aplicações. Discipular é cuidar, amar, andar lado a lado, estender a mão e direcionar o irmão no caminho do Senhor.
Não devemos nunca nos esquecer disso!
3 Comentários
Francisco Goncalves
Muito bom esses ensinamentos mas a realidade é quê muitos pastores não estão nem aí pr as ovelhas.enquato todos nós precisamos aprender cada dia mais sobre os ensinamentos da palavra de deus.amém
Patricia
Incrivel.
Eu lendo parece neus textos. A forma como escrevo formal e nao formal.
Deus o abencoe. Patrick
Fala: Patricia.
Rs