Empreendedorismo | 10 livros essenciais para quem está começando a empreender


Com o cenário econômico atual, muitos estão recorrendo ao trabalho autônomo, ou iniciando suas próprias micro empresas. Mas desde coisas mais simples como vendas de pão de mel, até uma mega loga de e-commerce, é necessário que você tenha um conhecimento básico, para não perder, o que as vezes pode ser seu ultimo recurso.

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Abaixo, segue uma lista de 10 livros recomendados pelo site Exame.com, que pode te ajudar a entender melhor o cenário do empreendedor.

1 – O “Guia essencial para novos empreendedores” é uma série de quatro volumes elaborada pelo Sebrae de Minas Gerais (na reprodução acima, está o primeiro deles). Segundo Lage, o livro é indicado para quem quer definir e construir seus próprios valores e interesses, com o objetivo de encontrar oportunidades de negócio. Um grande diferencial da série, diz o especialista, é sua linguagem: os livros contêm uma linguagem nova, com muitas referências ao universo pop. Há também uma série de exercícios práticos, para o empreendedor que gosta de aprender por exemplos.

“Guia essencial para novos empreendedores”
Autor: Sebrae/MGEditora: o e-book está disponível gratuitamente no próprio site do Sebrae

2 – Muitas pessoas gostariam de ser empreendedoras, mas não querem ou não podem abandonar sua condição de funcionário. Porém, mesmo dentro de uma corporação é possível desenvolver comportamentos empreendedores.
É o que afirma o livro “Empreendedorismo Corporativo“, de José Dornelas. O livro é uma boa pedida para os que são atraídos pelo mundo do negócio próprio, mas ainda precisam conseguir coragem (e recursos) para abrir sua própria empresa.

“Muitos funcionários se veem apenas como empregados. Porém, as corporações precisam de empreendedores, daqueles que melhoram produtos e processos, indo além da obrigação”, diz Costa. “Você pode ser um empreendedor dentro de uma empresa, apesar das amarras.”
“Empreendedorismo Corporativo”
Autor: José Dornelas
Editora: LTC

3 – O livro “Bota Pra Fazer“,da Endeavor, é um roteiro de como criar um negócio, apresentando o bê-a-bá do empreendedorismo, afirma Solange. “Ele é cheio de explicações, ferramentas e formulários. Para quem está montando um negócio e nunca pôde trabalhar com gestão, o livro ajuda nesse começo de estruturação do negócio. Esse é o lado duro do negócio, mas sem ele você não monta nada.”

“Bota Pra Fazer – Crie Seu Negócio de Alto Impacto”
Autor: Endeavor
Editora: Publit/Endeavor/Kauffman

4 – “Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios” – Quem pensa em montar um negócio precisa conhecer o canvas, uma famosa metodologia usada para estruturar modelos de negócios. Por meio da tabela proposta no canvas, o empreendedor responde perguntas básicas para montar sua empresa, explica Solange. No fim, espera-se que o empreendedor iniciante saiba projetar e implementar sistematicamente um novo plano de negócio – ou renovar um antigo.

“Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios”
Autor: Alexander Osterwalder
Editora no Brasil: Alta Books

5 – Agora que você já sabe o que é um modelo de negócio no formato canvas, responda: essa metodologia pode substituir o plano de negócios comum? O livro “Plano de negócios com o modelo canvas” mostra que não: na verdade, os dois modelos devem se combinar na hora de mostrar qual sua ideia de negócio.

Esse é um livro essencial para os empreendedores de primeira viagem porque mostra as competências e deficiências dos modelos. “O canvas, por exemplo, é importante na hora de ser criativo e de gerir, mas sua análise financeira é limitada”, explica Costa. O ideal para um empreendedor, portanto, é saber combinar planejamentos na hora de delinear sua empresa.
“Plano de negócios com o modelo canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de exemplos”
Autor: José Dornelas
Editora: LTC

6 – “Value Proposition Design – Como Construir Propostas de Valor Inovadoras” – Depois de elaborar seu plano de negócios, é hora de falar com seu público-alvo. Todo negócio atrai consumidores por meio de uma “proposta de valor”: ou seja, oferecendo a solução para algum problema que o cliente possa ter, com um bom custo-benefício. Neste livro, Osterwalder monta uma metodologia para identificar qual é essa proposta de valor. “Sem identificar essa proposta, você não consegue encarar seu consumidor. É preciso tê-la clara para poder ir à campo e testá-la”, diz Solange.

“Value Proposition Design – Como Construir Propostas de Valor Inovadoras”
Autor: Alexander Osterwalder
Editora no Brasil: HSM Editora

7 – “Confiança criativa” é um livro escrito pelos autores David e Tom Kelley. A proposta do livro é libertar a inventividade que existe em cada pessoa, provocando empreendedores a saírem do lugar comum e criarem um diferencial para seus negócios. “Esse livro ajuda a testar situações diversas, algo importante para quem está começando. Ele ajuda esse empreendedor a se sentir mais tranquilo e confiante em testar coisas diferentes”, diz Lage.

“Confiança criativa”
Autor: David e Tom Kelley
Editora no Brasil: HSM Editora

8 – Eric Ries teve uma abordagem inovadora para desenvolver e lançar produtos: a ideia é obter sucesso, mas sem desperdiçar nem tempo nem recursos.Um dos pontos principais da obra “Lean Startup“, afirma Solange, está na “cocriação”. Se sua ideia de negócio não é valorizada pelos consumidores na fase de testes, é preciso reconstruir o projeto junto com esses clientes. A ideia é obter um produto ou serviço alinhado com os interesses do seu público-alvo (sem muitos rodeios).

“Lean Startup” (“A Startup Enxuta”)
Autor: Eric Ries
Editora no Brasil: Leya Brasil

9 – “Saber vender é da natureza humana: surpreenda-se com o seu poder de convencer os outros” – Vender não é uma tarefa endereçada apenas a quem trabalha no comércio. Qualquer que seja sua profissão, você terá de se relacionar com os outros e convencê-los a adotarem suas ideias.No caso de um empreendedor que está começando, um grande desafio é saber oferecer seu produto e ouvir seus clientes sobre possíveis alterações, diz Lage. “Esse livro nos ajuda a entender que vender é algo natural e que não precisa ser um procedimento invasivo. O processo de venda é saber convencer a pessoa a partir do problema que ela tem, e não ser um chato”.

“Saber vender é da natureza humana: surpreenda-se com o seu poder de convencer os outros”

Autor: Daniel H. Pink

Editora no Brasil: Leya

10 – “Sonho Grande” – Todo empreendedor deve conhecer os nomes Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. No portfólio, eles colecionam empresas como Ambev, Budweiser, Burger King e Heinz. O estilo de gestão do grupo dos empreendedores, chamado 3G Capital, é de meritocracia e busca incessante por eficiência e controle de custos.A obra conta os bastidores dessa história de empreendedorismo e é um exemplo de como sonhar grande pode valer a pena. Veja também algumas frases de Lemann endereçadas especialmente aos empreendedores.

“Sonho Grande”

Autora: Cristiane Correa

Editora: Primeira Pessoa

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