Que tipo de solo eu sou? – A Parábola do Semeador
Getting your Trinity Audio player ready... |
Qual tipo de solo você é?
Leitura Principal: Mateus 13:3-23
Não existem pessoas iguais! Não estou falando de aparência, jeito de falar ou andar, mas sim do interior, de como ela age e como ela leva sua vida. Todos são diferentes. E essa diferença é muito boa e interessante, pois com ela temos ótimas vivências e aprendemos muito com o tempo, tanto pelos erros como pelos acertos. Mas trazendo isso para o lado espiritual, como essas diferenças podem interferir em nossa vida?
Não é novidade que o coração do homem é enganoso e que ele é repleto de emoções e sentimentos passageiros.
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9
Quem conhece a si mesmo? É nessa hora que muitos, por se acharem conhecedores de si mesmos, acabam se esquecendo da palavra e tropeçam no caminho. Quando pensamos que nos conhecemos é exatamente o momento que não conhecemos nada.
No dia de hoje, reflita: Como anda seu coração?
Na parábola do semeador, Cristo nos apresenta quatro tipos de solo que são:
– Duro (Beira do caminho);
– Pedregoso;
– Espinhoso e;
– Frutífero (Boa terra).
1º Solo: Duro
Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram; Lucas 8:5.
A semente que é citada no texto representa a Palavra de Deus, e Jesus assim começava seu discurso à multidão. Em geral as pessoas se identificam mais com o segundo ou terceiro solo e acabam deixando o primeiro de lado. Mas o que quero mostrar é que muitos se encontram presos ao primeiro solo e não conseguem enxergar em si mesmo essa situação.
Em Mateus temos a seguinte descrição: “Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. Mateus 13:19”
As palavras-chave nessa passagem são “… não a entendendo…”. Existe uma diferença gigantesca entre o ouvir e o entender. Enquanto se ouve com os ouvidos o entendimento vem do coração – parte interna da mente – ou seja, nada do que ouvimos será validado em nosso ser se não o absorvemos na parte mais intima do nosso corpo: o nosso coração.
Esse tipo de situação é bem delicado e quase imperceptível no dia a dia. Os “crentes velhos” – se podemos definir assim – são aqueles que já ouviram muitas e muitas vezes a Palavra de Deus e acham que nada mais pode ser absorvido daquele texto. Eles ficam circulando Deus e não se aproximam, estão com o coração endurecido e não reconhecem mais a voz do Senhor nas escrituras. Podem até ter um comportamento exemplar, mas em seu interior, a palavra de Deus não vive , ou simplesmente não existe mais. Não se enganem, existem muitas pessoas vivendo dessa maneira na igreja.
Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure. Mateus 13:13-15
2º Solo: Pedregoso
E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade; Lucas 8:6
Em Mateus 13:5-6 vamos mais além nessa passagem, onde ele diz: “E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.”.
Este tipo de pessoa ouve com alegria a Palavra de Deus e reconhece seu poder, mas é algo que dura pouco tempo. Esses são os “emotivos” ou “imediatistas” que agem no calor do momento, que se alegram no culto e logo depois voltam ao estado de tristeza. São aqueles que geralmente fazem milhares de planos no começo do ano e ao findar não realizaram nem um terço. São os que começam uma dieta, um plano de leitura, um projeto qualquer, mas na primeira dificuldade jogam tudo para o alto.
Quando as adversidades aparecem logo se esquecem da Palavra do Senhor e caem perante seus problemas. O diabo atua a todo o momento para tragar e destruir vidas, e suas investidas são fortes e suaves para não percebemos a armadilha. Ninguém cai de uma vez, isso acontece aos poucos se tornando uma batalha mais dura a cada dia. O que tem que ficar claro aqui é que a “queda” não é causada pela aflição ou pela perseguição, mas sim porque as pessoas não estão dispostas a enfrentar e mostrar o mínimo de resistência ao diabo.
Deus em suas escrituras deixa claro duas coisas a cerca disso. A primeira é que não há aflição maior do que podemos suportar (1 Coríntios 10:12-13) e a segunda é que se resistirmos ao diabo ele fugirá de nós (Tiago 4:7).
Quando não criamos raiz, não temos força contra o vento que pode soprar contra nós. Se não resistirmos ao diabo, ele não fugirá de nós.
E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; Lucas 8:13
3º Solo: Espinhoso
E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; Lucas 8:7
Para entendermos melhor essa passagem vamos a Mateus 13:22 que diz “ E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;”
Quem não deseja ter um bom carro, uma boa casa e um bom emprego? Não é errado desejar estas coisas, mas o erro está em como isso está sendo feito.
Nessa passagem Jesus fala sobre o poder que pode existir nas coisas que guardamos no coração. A Palavra de Deus deve ser guardada para não tropeçarmos contra o Senhor. Mas os espinhos, que nada mais são que as riquezas e ambições desse mundo, muitas vezes tomam um grande espaço do nosso coração. Nossas preocupações com as condições de vida acabam tomando todo o espaço e sufocando a Palavra de Deus. A busca pela melhor condição de vida, melhor emprego, nos fazem dispor de mais tempo para o crescimento pessoal e menos para o espiritual. A Palavra até brotou, mas por não ser alimentada acaba secando e morrendo.
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:25-34
Fica claro que devemos adotar como esse principio para nossas vidas e colocar em primeiro lugar o Reino de Deus. Dessa maneira O próprio Senhor – sabendo de nossas necessidades – nos acrescentará a cada dia para que possamos ter condições de adorá-lo. Mas se fizermos ao contrario, e colocarmos o Reino em segundo plano, as ambições e ilusões dessa vida certamente sufocarão a Palavra de Deus e torna-la-á infrutífera.
4º Solo: Frutífero
Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um”. Lucas 8:8a
Mais a frente, no mesmo capitulo, podemos ler a explicação no versículo 15: “Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança“.
Dessa vez a semente caiu em boa terra, ou seja, a Palavra de Deus atingiu o coração daqueles que ouvem e entendem a Palavra. Nessa passagem, Lucas apresenta 6 características que o solo Frutífero possui, que são:
1- Bom: Humilde, possuiu uma vida harmoniosa, sem malicia. O Espirito de Deus flui naturalmente, porque a Palavra está presente.
2 – Generoso: Possui boa índole, bom caráter. Sua integridade serve de exemplo para outras pessoas.
3 – Ouvinte da Palavra: Não escuta somente palavras, mas reconhece a voz de Deus. Busca discernimento e sabedoria, moldando sua vida conforme a vontade do Senhor.
4 – Retentor da Palavra: Guarda, faz reserva, não deixa largado. Estuda a Palavra e permanece fiel a mesma, não a esquecendo.
5 – Frutífero: Não guarda para si o que recebe de Deus. Seus frutos são internos e externos. Internos na mudança do seu próprio ser e externos na multiplicação que faz da Palavra de Deus para outras vidas, produzindo mais vidas cheias do Espirito Santo.
Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho
e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.
Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. Tiago 1:22-25
6 – Perseverante: Não se deixa desanimar com facilidade. Ele luta e não desiste dos projetos, continua sua caminhada confiando em Deus. Sua ações tem inicio, meio e fim. Firme e estruturado, não abala sua fé.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7
Quando nosso coração está preparado para receber a Palavra de Deus, percebam que nada pode ir contra nós. As aflições da vida sempre estarão presentes, mas a presença e o poder do Senhor Deus é maior do que todas essas coisas. Quando damos frutos, o Senhor nos capacita para que esses frutos continuem a florescer em nossas vidas.
Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. João 15:2
A Palavra de Deus pode ser falada a vários corações, mas não surtirá o mesmo efeito em todos, tendo em vista que a qualidade do solo (coração) afeta o recebimento da semente (Palavra). Alguns estarão com o coração tão endurecido que não se preocuparão em ouvir o que Deus tem a dizer, outros receberão com alegria, mas na primeira dificuldade se esquecerão dela. Ainda outros a receberão, mas com a vida corrida a colocarão em segundo plano, mas temos os que, com bom coração, a ouvem e guardam o que nela está escrito, multiplicando e dando frutos, não desistindo da fé e seguindo sempre em frente.
Que possamos estar sempre no quarto tipo de solo, mas se hoje não estivermos, que nossa meta seja alcançar um bom coração, preparado para receber e dar frutos para Honra e Glória do nosso Senhor!
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3
LEIA TAMBÉM:
Se inscreva no nosso canal:
33 Comentários
erica
Eu e a minha amiga estamos fazendo um trabalho sobre o solo amei…… estou no 4 ano tenho 10 anos
Tatiana Brito
Gloria a Deus, vejo q estou em 2 solos, mas com a ajuda do Espirito Santo de Deus serei o quarto solo. Obrigada por este post.
maria A parecida
eu cida estou fazendo um trabalho sobre o semeador gostei muito
samuel
que bom
itamar
muito bom o estudo,simples e muito facil de se compreender.Deus os abençoe.
Maria Ivone Gonçalves de Sousa
Nossa foi muito bom conhecer esse blog do semeador. E melhor ainda ter o privilégio de conhecer a parábola do semeador. Esses 4 comentários maravilhosos, pois aprendi mais um pouco da palavra de DEUS.
Edson Félix
Gostei muito dessa parábola
DEUS abençoe.
sonia de novais
Emocionei muito com a explicação, muito clara e objetiva. Parabéns… multiplicarei A Parábola do Semeador. Perseverarei com muita fé sempre.
Paulo Mabote
Paz, essa palavra mudou minha maneira de pensar, conclui que eu ainda sou um solo cheio de pedras e preciso lutar comigo mesmo afim de conseguir alcançar o quarto solo… Muito obrigado mesmo
silviafreita.
Para mim foi bastante esclarecedor faço parte do grupo de oração Jesus Vive e o tema do seminário que estamos fazendo é a Parábola do Semeador obrigada! Boa Noite.
Patrick Duarte
Fico feliz por essa palavra ter alcançado sua vida. Deus abençoe e coloque nosso blog nas orações de vocês.
silviafreita.
O meu nome saiu errado corrigido Silvia Freitas.
Noemia Marcelino Torres
muito boas a explicações.
regiane da paz
Muito bom esse estudo mi foi de grande sabedoria
zeca fernando huo
muito bonito muito de nos enquadramos no solo espinhoso
na igreja somos enxergado d uma maneira e saindo pronto quebramos o nosso acordo com Deus
PR.Miguel Marcos da Conceição CONAMAD
Paz, que o nosso Deus continue abençoado, muito bom, me ajudou muito nós meus estudos, para escola EBD, muito esclarecedor….
Jane
Parabéns pela objetiva,clara e direta explicação. Serviu de subsídio para uma palestra que farei hoje sobre o tema. Muito obrigada! Seus frutos lançaram mudas !!!
Marcos Antônio gonçalves
A paz,, muito bom este estudo creio que se os cristãos se enteragir mas num ensino como este, teríamos menos cristãos mortos espiritualmente, que Deus abençoe vcs
Ivani gomes
Estudo maravilhoso, esclarecedor, bênção de Deus.
samuel
ótimo demais e bom conhecer as parábolas do semeador e as quatro sementes
manuelsilva
muito essencial para o nosso crescimentoespiritual
Raimunda Gonçalves de Moraes Felipe
Estou fazendo um estudo sobre esta parábola, amei estas explicações.
Neneka Cunha
Muito edificante essa\’ mensagem ! Gostei bastante .
Sidnei Rocha.
Muito bom aprendizado maravilhoso
Q o sr Deus continue abençoando vc para q vc nos abençoe também com esses estudos.
Michael Sobral
Esse estudo é maravilhoso parabéns!
Precisamos identificar o que está impedindo a nossa fé se desenvolver. Será que é o inimigo ( semeando a dúvida)? será que são as pedras ( Angustias e perseguições)? Será Que são os espinhos ( Cuidados dessa vida e a sedução das riquezas)? Pois devemos limpar a cada dia a nosso coração para que seja sempre uma boa terra.
Antônio
Muito boa explicação da parábola dosemeador, Deus abençoe. .
senah
Eu acredito devisse aprender a cemear detro ode se boas atitude pois assim vc copera com ocrecimento de uma bons frutos em vc dai vc nao vai ter motivo par ter que sair reconstuindo tudo outra vez.
Claudia Pereira de Souza
Estava meditando nesta palavra ontem,gostei da forma como expandiu de forma clara,mencionando também o ja Cristão,porque sempre olhamos está palavra para um não convertido.
Regi
Muito bom o estudo, Deus continue abençoando.
José DANIEL de Cerqueira
Essa parábola sempre me incomodou, pois sinto-me enquadrado no “espinhal”. Como tenho lutado para ser um solo fértil! Estou orando para tornar meu coração em solo fértil.
Edilaine
Adorei essa explicacao. Estava preparando uma palavra sobre esse tema e usei essa explicacao como base
Patrick Duarte
Fico feliz que tenha ajudado. Divulgue nosso blog e nos ajude a crescer.
Fica na paz!
Adriano da silva
Tenho um poço de cada solo mais quero ser solo fértil