fbpx
Artigos

Castelo Rá-Tim-Bum: A Exposição – Confira nossa visita ao fantástico mundo de Nino

Por: Patrick Duarte

Nesse ano de 2014, o grande sucesso de público “Castelo Rá-Tim-Bum” completa 20 anos de sua estreia pelo canal da TV aberta Cultura.

Para homenagear essa incrível série que fez parte da vida dos brasileiros, a equipe do Museu da Imagem e do Som (MIS) com apoio da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta montaram uma gigantesca estrutura, ocupando dois andares do museu, dividindo em duas partes. Em uma delas, os visitantes podem conferir peças do acervo, entre réplicas e originais recuperadas e restauradas pelo MIS além dos depoimentos gravados pelos atores do elenco original especialmente para a exposição complementam esta parte. Na outra, uma experiência lúdica espera os visitantes, que podem literalmente entrar no Castelo. Para tanto, mais de dez ambientes, como o saguão e a biblioteca, estão recriados. O público também pode ver de perto bonecos originais, como o Gato Pintado, o monstro Mau e a cobra Celeste.

logo Exposição Castelo Rá-Tim-Bum

Castelo Rá-Tim-Bum é um programa infantil criado e produzido pela TV Cultura, e foi exibido entre os anos de 1994 e 1997. O nome Rá-Tim-Bum era inspiração de seu antecessor, também um programa educativo, que por consequência deu origem a uma franquia que se seguiu com o programa Ilha Rá-Tim-Bum. Criado pelo dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros, Castelo Rá-Tim-Bum foi e é até hoje um marco da Televisão em todos os aspectos.

A qualidade do programa, rendeu ao Castelo Rá-Tim-Bum o prêmio de melhor programa infantil de 1994 pela Associação Paulista de Críticos de ArteAPCA. Ainda em 1994 e 1995, recebeu a medalha de prata na categoria melhor programa infantil do Festival de Nova York; em 1995, ganhou o Prêmio Sharp de Música para o melhor disco infantil; e entre 1999 e 2001 a série foi exibida para toda América Latina pelo canal a cabo Nickelodeon.

Para conhecer a exposição você deve Visitar o Museu da Imagem e do Som, que está localizado na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo – SP. As informações sobre compra dos ingressos pela internet e na bilheteria podem ser acessadas no site do MIS ou nesse link.

Nossa visita foi incrível! É fantástico conseguir entrar naquele Universo criado no CASTELO. Vale muito a pena conferir. Agora, fiquem com algumas fotos da nossa visita. (Algumas fotos ficaram escuras, devido a proibição do uso do Flash da câmera).

Veja Também  Designer Graham Hill transforma um pequeno apartamento em um grande espaço util

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: