fbpx
Filmes, Séries e Desenhos,  Notícias

5° Olhar de Cinema| 8 a 16 de Junho em Curitiba

Festival Internacional de Curitiba conta com 9 mostras especiais

Inscrições para cobertura do Festival já estão abertas

De 8 a 16 de junho acontece na capital paranaense a quinta edição do Festival Internacional de Cinema de Curitiba, o 5º Olhar de Cinema. Apesar da pouca idade, a mostra já faz parte do cenário cultural da cidade e traz filmes de diversos gêneros e nacionalidades para o público local.

O festival conta com Patrocínio master do BNDES, Patrocínio da Sanepar, Apoio da Fundação Cultural de Curitiba realizado através da Lei de Incentivo à cultura, do ministério da cultura, Governo Federal. Com uma seleção bastante variada, com cerca de 90 títulos de 30 países, com uma programação das mostras principais de obras inéditas no Brasil.

mostra de cinema

“Esse ano nossa identidade visual vem em comemoração aos 5 anos de festival e o que tem de mais importante no evento, os filmes.” diz Antônio Junior, diretor do 5º Olhar de Cinema

O festival será dividido em nove mostras especiais. Onze títulos, a serem divulgados nas próximas semanas, fazem parte da mostra principal. Todos têm em comum a experimentação e a pesquisa de linguagem, mas que tratam de temas contemporâneos.

Para aqueles que procuram grandes inovações e surpresas, o 5º Olhar de Cinema oferece a mostra Outro Olhares. Com filmes de vários lugares do mundo, as experiências são sempre surpreendentes. Outra mostra que aborda a experimentação narrativa, mas dessa vez dando prioridade aos primeiros longas-metragens de diretores do mundo todo, é a Novos Olhares.

Há ainda a mostra Mirada Paranaense, dedica a produções locais. Filmes já conhecidos também têm suas mostras. A primeira é a Olhar Retrospectivo, que escolhe um diretor para explorar sua obra. A mostra Olhares Clássicos, por sua vez, traz obras restauradas de grandes clássicos e mestres do cinema mundial, esse ano com os filmes COMO ERA VERDE MEU VALE (1941), de John Ford, NINOTCHKA (1939) de Ernst Lubitsch e MOUCHETTE (1967) de Robert Bresson.

Para completar a programação, a mostra Exibições Especiais dedica-se a filmes de convidados do evento, e a mostra Foco, dedicada a cineastas com até cinco longas-metragens e pouco conhecidos, em breve serão divulgados os convidados das duas mostras.

Juri

O 5º Olhar de Cinema é composto por três juris diferentes, o primeiro é o responsável pelo “Prêmio Olhar de Melhor Filme” e irá escolher os vencedores da mostra de longas e curtas internacionais, um segundo júri que dá o prêmio para melhor longa e melhor curta brasileiro dos filmes nas mostras Principal, classificado como “Prêmio Olhares Brasil” e o júri da mostra “Novos Olhares”. http://olhardecinema.com.br/2016/premios

Veja Também  Cavaleiros do Zodíaco Ômega : Série retorna aos traços da série clássica

Os longas-metragens da Mostra Principal concorrem aos Prêmio Olhar de Melhor Filme; Prêmio Especial do Júri; Prêmio Contribuição Artística e Prêmio do Público. Os curtas concorrem aos Prêmio Olhar de Melhor Filme e Prêmio do Público.

Outros prêmios como Prêmio Olhares do Brasil, de curta e longa-metragem, e o prêmio Novo Olhar, que também analisam filmes de outras mostras também serão dados.

Além do júri oficial, outras premiações fazem parte do festival. São o Prêmio da Crítica, oferecido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e o Prêmio Hors Pistes, do Centro Pompidou.

Mercado

Paralelamente às exibições, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba promove o Mercado de Cinema de Curitiba, desenvolvendo atividades como Seminário de Cinema de Curitiba, Curitiba_Lab e oficinas (Montagem, ministrada, por Karen Akerman; Efeitos visuais e animação 3D, pela escola Escola R.evolution; Curadoria e Programação por Gustavo Beck)

Em breve serão divulgados os filmes de cada mostra, além do nome dos jurados de cada Mostra e as atividades do Mercado.

Os jornalistas interessados em cobrir o 5º Olhar de Cinema deverão se cadastrar através do site: www.olhardecinema.com.br/imprensaform

Serviço:

5º Olhar de Cinema

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba começou suas atividades como um evento internacional de cinema independente. Em 2016 chega a sua 5a. edição exibindo cerca de 100 filmes de todo o mundo a um público de mais de 18 mil pessoas. Site: http://olhardecinema.com.br/2016/festival/

Data: de 8 a 16 de junho

Locais:

Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema)

Rua Comendador Araújo, 731 – Batel

Curitiba-PR

Shopping Novo Batel

Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel

Curitiba-PR

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: