Arrow – Review Segunda temporada: Primeiro episódio (S02E01)

arrow season 2 - Arrow - Review Segunda temporada: Primeiro episódio (S02E01)

Por: Patrick Duarte

Depois do sucesso que Smallville fez ao recontar a trajetória de Clark Kent até se tornar Super Man, a reescritura de Batman nas mãos do Nolan, parece que ainda há muito que se contar no universo da DC. Foi assim com o Arrow (Arqueiro verde), que estreou na TV como série e após sua primeira temporada se firmou, garantindo uma segunda.

Spoilers primeira temporada

Após os acontecimentos finais do ultimo episodio da primeira temporada que leva ao embate final do Arqueiro Verde contra o Negro, todo o bairro do Glades é destruído e o melhor amigo de Oliver e filho de Malcolm Merlyn morre. Final trágico, mas que muda o rumo do personagem abrindo uma nova etapa para a segunda temporada.

Fim de Spoilers!

O primeiro Episódio de Arrow começa de um jeito tanto inusitado, digamos que foi necessário “resgatar” Oliver Queen de uma ilha de solidão e trazê-lo de volta a realidade que ele ajudou a escrever. Sua família estava separada, sua mãe presa, sua irmã em uma boa fase – comparada a primeira temporada – e seu império prestes a cair. Sua volta – a seu ver – foi por um único motivo: retomar a frente da empresa de sua família. Em contra partida, quatro rapazes, vitimas do Glades, resolveram fazer justiça com as próprias mãos, usando o alter ego criado pelo Oliver quando era vigilante em Starling City. Eles se auto intitulam de “encapuzados” e usam armas de fogo matando todos os que julgam culpados pelas mortes ocorridas no Glades. Lutar contra esses criminosos era o motivo pelo qual o “resgate” de Oliver foi feito.

arrow season 2 1 - Arrow - Review Segunda temporada: Primeiro episódio (S02E01)

As mudanças não acontecem por acaso, todo o perigo que Oliver passou na Ilha o transformou em um lutador, um vigilante. Suas ações como vigilante o tornariam o herói que começa a ser escrito. Toda a primeira temporada se resume a vingança pela morte do seu pai e de “riscar” os nomes de uma lista que o mesmo possuía. Segundo ele, essas pessoas desapontaram a cidade. Um por um, Oliver, sobre a alcunha de “Capuz”, elimina seus alvos e vai finalizando sua promessa de vingança. Com a passar da série e dos acontecimentos percebemos que o buraco é mais embaixo. Tudo era um plano, uma vingança de Malcolm pela morte de sua esposa. Parece clichê eu sei, mas é muito bem estruturado na série. A mudança mais interessante nessa segunda temporada foi justamente ser o inverso da primeira. Se antes ele queria ser um justiceiro, agora ele não quer mais mortes em suas mãos. A perca de seu amigo o fez refazer seus conceitos, e conselhos de pessoas próximas o mostraram que podemos tomar outro caminho.

Não por escolha, mas por necessidade, ele volta a vestir o capuz e enfrenta os encapuzados. Dessa vez, ele não fere ninguém mortalmente, entregando-os para as autoridades policiais. A grande sacada desse episódio foi questionar o personagem central: O que ele fazia? Por que fazia? Como mudar? Todas as perguntas são respondidas ao longo desse enredo primário.

Se Arrow surpreendeu na primeira temporada, a segunda promete um enredo com mais detalhes e profundidade, principalmente no foco que ficou evidente logo de cara: O que é ser um vigilante e o que é ser um herói? Parece que essa será a base tema para o desenvolvimento do personagem. Sendo a estreia da temporada, o primeiro episódio foi bem satisfatório, conseguiu equilibrar a ação e o drama sem que um deixasse o outro sem sentindo. O roteiro foi muito bem escrito, pensado em todos os detalhes e conexões. Arrow segue uma linha mais realista, meio que o mesmo tom do filme Cavaleiro das Trevas, mas deixa e abre espaço para introduzir outros personagens da DC Comics. Na primeira temporada já foram introduzidos alguns personagens como o Slade e Roy Harper (que entre vários nomes é mais conhecido como Ricarditoque nome é esse rs). Arrow aposta nessa expansão do universo e na segunda temporada terá muito mais referências, começando já no primeiro episódio com uma menção que nos leva a Barry Allen (Flash), além de uma misteriosa figura feminina que parece ser um “pássaro lutador”.

arrow season 2 2 - Arrow - Review Segunda temporada: Primeiro episódio (S02E01)

Arrow conseguiu se consagrar e agradar o público em geral, o que nos resta saber é se o restante dessa temporada vai ser superior a seu antecedente.

Veja Também  Os estádios não estão acabados para a Copa 2014. Mas não é só aqui!

Patrick Duarte

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e Professor na Escola Bíblica Dominical (AD – Taboão). Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!!

Um comentário em “Arrow – Review Segunda temporada: Primeiro episódio (S02E01)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: