fbpx
Artigos

A voz do Brasil – Se está ruim, também é por sua causa!

Eleições 2012

Por: Patrick Duarte

Além das megas produções cinematográficas e mais uma promessa sem sentido do fim do mundo, 2012 ainda nos reserva mais um fato muito importante: As eleições municipais que acontecerão nos dias 07 e 28 de Outubro. Nesse ano os candidatos se apresentam para os cargos de Prefeito e Vereador, e nós como a população, somos os que tem o poder para colocá-los em tão importante cargo.

A questão é que muitos odeiam a política e não querem nem saber de propaganda, de horário obrigatório nas Tvs e rádios e tudo que está ligado a política. Assim, como alguns de vocês, eu também não aguentava essa época, ficava bravo quando cortavam a programação da televisão – que já nem é tão boa – para passar cada figura prometendo várias coisas. Não via solução para isso, achava que sempre seria o mesmo circo, com os mesmos palhaços. Mas com o tempo, lendo um pouco mais, observando e pensando comigo mesmo percebi que o único culpado pelo que acontece com o governo da cidade ou país é nossa.

Em meio a tanta trapaça, roubo e escândalos no meio político nos tornamos robôs programados apenas para achar que nada tem solução, que todos os políticos são corruptos e que nada vai melhorar. A saúde vai continuar precária, a educação nunca vai desenvolver e o “salário oh!”. Mas pensando assim qual é a nossa resposta contra essa banalização dos governantes? Votar em qualquer candidato que eu sorteio na minha caixa do correio no dia da eleição. Sim, muitos fazem dessa maneira. A falta de interesse pela política é empurrada para nós desde criança, nas escolas não se debate muito sobre o tema, em casa ninguém conversa sobre. Não há definitivamente uma educação que faça as pessoas pensarem e sim uma educação que ensina a ouvir e obedecer. Quanto mais burro o povo for, mais palhaços vão entrar para o circo chamado governo.

Comerciais tentam mostrar que é importante o seu voto, que é um direito seu. Mas um direito que é obrigatório e pode gerar uma multa, na minha concepção é um pouco abusivo. Um povo que já não tem uma cultura política ainda se vê obrigado a acordar cedo, sair de casa em um domingo, pegar fila para votar, com certeza só faz para não ter que pagar multa e não para ver um país melhor. Nem todos são assim, mas a grande maioria está nessa situação, a prova disso é a grande festa que os senhores prefeitos, vereadores, deputados, senadores, governantes fazem com o dinheiro público. Eu defendo a posição do voto ser facultativo para todos, tornando mais sincero o voto dos que realmente querem ver a mudança acontecer e excluindo o voto dos que estão ali somente para “sacanear” os políticos. Quando você faz uma escolha errada, quem paga por isso é você mesmo!

Veja Também  Surpreendente - Lista com as 10 praias mais incríveis do mundo

Outro ponto que me deixa indignado são as pessoas reclamarem de várias situações que o governo podia corrigir, como educação, saúde, salário, leis e não estarem nem um pouco afim de discutir ou saber – nem que seja um pouco – do plano de trabalho dos candidatos. Falam que não querem saber de propaganda política mas adoram atualizar suas informações sobre o eliminado da semana no Big Brother e na Fazenda, ou saber se a vilã da novelas das oito já foi presa. A internet hoje é uma das maiores ferramentas de difusão de informação, você pode não estar vendo a TV, mas com certeza estará logado a internet. Uma das ferramentas mais utilizada é a rede social Facebook que poderia ter uma função ótima para todos conhecerem plataformas de trabalho e candidatos. Mas a poucos dias começaram a divulgação da imagem que dizia: Propaganda política no Facebook NÃO! Tudo bem eu respeito sua opinião de querer continuar a ser leigo no assunto, mas continuar a postar foto de cachorro maltratado, criança com câncer, frases de solidão, joguinho do “curti ou compartilha”, ou reclamando da situação da sua classe trabalhista também não vai melhorar em nada a situação. No momento que você posta esse tipo de coisa, para mim, você perdeu total direito de reclamar de postagem sobre política, que é mais importante que saber se eu prefiro suco ou refrigerante.

Tudo na vida é um processo, nada do que você faça ficará somete por ali mesmo. Suas escolhas tem o poder de mudar seu próprio caminho. O interesse para a política deve partir de você mesmo, sabendo que somente assim algo pode começar a melhorar em sua cidade e até mesmo no país. Então pare de reclamar e por a culpa nos outros sendo que a mesma culpa recaí sobre seus ombros.

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: