fbpx
Artigos Gospel,  Gospel

Um novo vencedor | O que te define? (Mais que Vencedores)

A cada dia, como ser um novo vencedor?

Não é difícil hoje em dia ouvir mensagens de entusiasmo, reflexão e auto estima, te motivando, a cada dia, se tornar uma pessoa melhor, profissionalmente e emocionalmente. O problema dentre todas essas palestras e moda dos coaching é quando isso tudo foca apenas na força do homem, quando sabemos que a nossa força vem, sempre, do Senhor.

Ser dependente de Deus não significa ser acomodado em sua Graça. O ser humano é responsável por suas escolhas. Difícil de entender, não é? Mas é aí que mora a linda Graça da Soberania de Deus e a responsabilidade humana.

Não diferente dos homens que viveram no antigo testamento ou no início da igreja primitiva, os seres humanos são constantemente provados e forçados ao seus limites durante vários momentos da vida. Não existe um parâmetro específico, pois cada um sente de uma forma suas dores, mas todos são provados, seja você cristão ou não, você passará por provações.

Poster Mais que vencedores

No próximo dia 21 de Novembro, estreia no Brasil o filme “Mais Que Vencedores“. Dos mesmos produtores de “À Prova de Fogo”, “Corajosos”, “Desafiando Gigantes” e “Quarto de Guerra”, o filme dos irmãos Alex e Stephen Kendrick conta a história de John Harrison (Alex Kendrick) que é um líder que precisa de ajuda. Treinador de basquete de longa data com sonhos de campeão, John vê seu papel mudar drasticamente quando a diretora Olivia Brooks (Priscilla Shirer) atribui a ele o “time” de cross country, o que pode levá-lo a uma temporada bem longa e com muitos desafios. Em paralelo, o filme narra também a história de uma adolescente chamada Hannah Scott (Aryn Wrigh-Thompson), que luta para entender o seu lugar no mundo. Com a ajuda, orientação e orações da diretora da sua escola e do seu treinador, os olhos da jovem atleta são abertos para quem ela realmente é.

O filme irá tratar de dois contrapontos. Enquanto de um lado, o adulto lida com suas escolhas, acertos e erros, do outro temos uma adolescente que luta para se identificar em um imenso mundo, onde todos parecem ter seu lugar ao sol. Mesmo com a diferença de idade, fica claro que a luta para nos entendermos e nos identificarmos no mundo é constante e se permitimos, pode se perdurar por longos anos.

O filme vem com a promessa de oportunidade de ajudar ao próximo a concentrar-se na sua verdadeira essência e sua identidade em Deus. “Mais Que Vencedores” leva o espectador a refletir em três perguntas cruciais: “Quem é você?”, “Quem é Deus?” e “O que te define?”.

QUEM É VOCÊ?

Esse pequeno questionamento é assustador à maioria da pessoas. Quando você parou para pensar em quem exatamente você é? A construção do ser humano como indivíduo é permeado por influências culturais, sociais, políticas e religiosas, sendo os pilares da sociedade desde os tempos antigos.

Toda essa informação, absorvida ao longo de anos, constrói novos elementos e desconstrói outros já aprendidos, tornando o ser humano uma evolução constante de conhecimento e uma esponja de absorção de novas informações.

Mas, quem é você? Um sonhador ou “pé no chão”. Um analista ou criativo? Um influenciador ou um influenciado.

De todas as formas imagináveis, só será possível saber quem você é, quando entender para quem você vive.

QUEM É DEUS?

A revelação de Deus ocorre de duas formas distintas. A revelação natural, onde a criação revela seu criador e a revelação especial, que nos é fornecida através das escrituras sagradas. O EU SOU, que existe antes da criação (Gênesis 1:1), que é repleto de amor, bondade, justiça e sabedoria.

Sendo apenas UM Deus, que existe em três distintas pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo, Ele possui características descritas nas escrituras que nos permitem o conhecer, não em total plenitude, mas de forma essencial para criamos um relacionamento de pai e filho.

Onipresente (Salmos 139:7-14), imutável (Malaquias 3:6) e misericordioso (Romanos 9:15) são apenas algumas características de Deus que podemos conhecer através da Palavra de Deus. E além disso, para ter um relacionamento mais pessoal com sua criação, Deus, na figura do Filho, se tornou carne e habitou entre nós (João 1:14), sentindo o que sentimos, vivendo o que vivemos, a através de seu sacrifício na cruz, alcançamos a graça de Deus e podemos, na pessoa de Cristo, sermos salvos por Deus.

[rock-convert-pdf id=”7317″]
O QUE TE DEFINE?

Não é difícil nos pegar pensando em coisas que fogem do que é considerado normal que uma pessoa deva fazer. Cometer erros faz parte da vida e muitas vezes pesam tanto que parecem nos dominar, influenciando “quem somos”. Os questionamentos, a dúvida, a aceitação parecem ser sintomas para pessoas que já aceitaram ser quem essas escolhas determinam quem elas fossem.

Não se iluda, isso não é uma postagem de coaching gospel. Não vamos dizer que você é a força!

O ser humano é, por natureza, caído em pecado e não busca a Deus em nada do que faz (Romanos 3:10-13). Se Deus não viesse em nosso favor, seríamos apenas criatura perdidas, indo em direção ao inferno. Em sua misericórdia, Deus se revela e nos chama de filhos, por meio de Cristo, e todo aquele que nEle crê, não perecerá, mas terá a vida eterna (João 3:16)

E entendendo nossa situação na criação, a pergunta que fica é: o que te define?

Nossos pecados, erros, falhas são tomadas de decisões presentes e reais em nossas vidas, mas elas não definem nossa identidade. A real presença de Deus, graça e misericórdia nos permitem alcançar o perdão do Senhor, quando nos arrependemos de todo o coração. Nossa força vem do Rei dos reis. Vem do Senhor!

Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 1 João 5:5

Quando entendemos para quem vivemos, nossa identidade é que irá definir quem nós somos. E nós somos filhos de Deus (João 1:12)

Confira o trailer do filme Mais que Vencedores:

 

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista por paixão (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e (ex) Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Membro da Igreja Batista do Povo. Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: