fbpx
Artigos Gospel,  Gospel

O Caos de Deus

Contudo, não se perderá um único cabelo de vossa cabeça. Lucas 21:18

 

A criação, fruto da vontade de Deus e feita para sua glória. Desde o princípio, era de Seu conhecimento toda a história da humanidade. O quê era e o que será a vista de Seus olhos.

Diferente do que a letra da música da dupla Anavitória diz, o futuro não pega Deus de surpresa, ao contrário, o futuro é uma simples equação de matemática para o Criador, onde toda a fórmula foi composta por ele.

A soberania de Deus é incontestável na bíblia. Seu poder e domínio sobre todas as coisas da criação estão debaixo da vontade dele. Nada acontece e nada pode impedir o que ele determinou.

CAOS

É majestosamente incrível, e também confuso, como a soberania e a responsabilidade do homem, ou seja, nossas escolhas, andam lado a lado. Deus em nenhum momento perde o controle, e em nenhum momento somos controlados como robôs. Somos agentes livres, com escolhas morais e que revelam a grandiosidade de Deus que, mesmo debaixo de sua vontade, somos responsáveis por cada ato que realizamos. Como isso funciona, eu sinceramente não sei. Mas agradeço todos os dias por ser direcionado pelo espirito do Senhor.

Em um mundo dominado pelo pecado, com adversidade, medo e dor, estamos a mercê de acontecimentos que podem ser bons e ruins, afinal o sol nasce para todos (Mateus 5:45).

Mas como um Deus de amor poderia permitir que o caos tomasse conta de tudo.

Em Salmos 5:4 o salmista diz que Deus não se agrada da injustiça e nem do sofrimento, seu amor pela criação é absoluto e expressado em Cristo Jesus. Mas esse amor não o impede de permitir com que situações aconteçam na vida daqueles que Ele ama.

Jó é um dos grandes exemplos da bíblia quando o assunto é o caos.

Ele foi tocado, perdeu família, bens, amigos, saúde, e não merecia nada daquilo. Mas Satanás, o causador de todo esse sofrimento, só o pode fazer com a permissão de Deus e ainda de forma limitada. Ele não podia tocar na vida de Jó.

Veja Também  O Poder de influência na música secular | Coisas de Cristão no Ar #05

Em sua soberania, ele permite ações que podem sim machucar os servos dele, mas nunca, em nenhuma hipótese, está fora de seus planos.

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração. Romanos 12:12

Não existe fundamento na salvação se não vir da fé. Ela que nos move em direção a santificação, a busca por mais de Deus, para que, em tempestades, possamos fazer como Cristo, apenas descansar.

O Caos é um agente que expõe o pecado do mundo para o mundo. Aos que entendem, sabem que Deus está cuidando de cada detalhe e situação. Aos que negam, rejeitam a soberania de Deus e ainda o acusam de “se fosse bom, não faria isso”, fugindo assim de suas responsabilidades humanas.

A proteção divina cuida em detalhes dos que são dEle. Não há fator surpresa, não há imprevisto. Dentro do caos humano, está, de forma completa, toda a soberania de Deus.

Pergunte-se e reflita: Como interpreto a soberania de Deus em meio ao caos? O que eu conheço de Deus, é o que eu vivo?

Entender que a Soberania de Deus é absoluta nos ajuda a seguir em frente, mesmo em meio a dor.

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista por paixão (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e (ex) Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Membro da Igreja Batista do Povo. Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta