Artigos Gospel,  Gospel

Coragem | Como vencer o medo?

Getting your Trinity Audio player ready...

Será que existe alguma fórmula mágica para se vencer o medo? Como podemos ir além do que nossos olhos conseguem ver, sem ter medo do percurso?

Pois Deus não nos deu um Espírito que produz temor e covardia, mas sim que nos dá poder, amor e autocontrole. 2 Timóteo 1:7

Segundo o dicionário, a palavrra medo tem seu significado – pela pscologia – em ser um estado afetivo suscitado pela consciência do perigo. Ou seja, primariamente o medo é a resposta natural ao sentimento de risco para qualquer área ou situação da nossa vida. Intrísico ao ser humano, o medo é citado em diversas vezes na bíblia e com diversos personagens diferentes, que nos mostra como natural é esse sentimento na linha da vida do homem.

O medo pode ser descrito em duas formas: o medo do castigo (perigo, consequências) e o temor, que nos leva a reverenciar a grandeza de Deus e Sua majestade.

Assita ao vídeo antes de continuar com a leitura.

Com visto no vídeo, o temor é algo bom e essencial a vida do cristão. Um servo de Deus sem temor, é apenas uma pessoa que está no caminho, mas não sabe para onde vai.

Mas e o outro medo, como encara-lo todos os dias da vida?

O medo, como sentimento, não é necessariamente ruim. É ele que nos impede de fazer coisas estúpidas e perigosas as nossas vidas. É quase como uma autodefesa do cérebro para todo o nosso corpo.

O problema do medo é quando ele se torna um deus para nós. E sim, existem vários deuses na vida humana. Nenhum deles com poder total, nenhum deles reais como o nosso Deus, mas todos eles possuem o poder que nós atribuímos a eles.

Em resumo: o medo captura o que tememos e o deixa tão forte conforme o alimentamos.

Durante a noite, os discípulos estavam no barco, no meio do mar, e Jesus, sozinho em terra.

Ele viu que estavam em apuros, remando com força e lutando contra o vento e as ondas. Por volta das três da madrugada, Jesus foi até eles caminhando sobre o mar. Sua intenção era passar por eles,

mas, quando o avistaram caminhando sobre as águas, gritaram de pavor, pensando que fosse um fantasma.

Ficaram todos aterrorizados ao vê-lo. Imediatamente, porém, Jesus lhes disse: “Não tenham medo! Coragem, sou eu!”.

Em seguida, subiu no barco e o vento parou. Os discípulos ficaram admirados; Marcos 6:47-51

 

Após o milagre da multiplicação de pães e peixes, Jesus pediu aos discípulos que fossem ao barco e atravessassem o mar, que teria como destino final Genesaré (Marcos 6:53). Durante a madrugada, um forte vento ameaçava o barco. A passagem relata que ele – Jesus- via a situação e que, por volta das três da manhã, atravessa o mar (a pé), com a intenção de passar por eles. Mas quando os discípulos o viram, se assustaram.

Veja Também  Cinquenta Tons de Cinza e Três Tons de Análise

Imagine a cena: madrugada, tempestade, tudo na escuridão total e uma imagem em forma de homem aparece no meio do mar, andando pelas águas. Seria um cenário de filme de terror se não soubéssemos do final.

Para acalma-los, Jesus lhes diz: “Não tenham medo. Coragem, Sou Eu!” Mc 6:50

Jesus estava vendo todo o problema que eles estavam passando, e mesmo no escuro, mesmo que eles não percebessem, Jesus estava vendo tudo.

Não há lugar tão escuro que os olhos de Deus não vejam.

Quando Moisés foi chamado por Deus para livrar seu povo do Egito, Ele sabia que Moisés tinha medos e incertezas de seu regresso ao Egito como libertador. Mas Deus o impulsiona com a resposta sobre qual seria o seu nome: “Eu SOU o que SOU”.

O mais incrível que encontramos aqui na passagem de Êxodo, é que a tradução mais próxima ao hebraico também poderia ser algo como “Eu Serei o que serei”. Seja no presente ou futuro, ambos tempos verbais aqui mostram que Deus É. Ele é a nossa força, escudo, esperança para esse mundo perdido.

Percebem como em ambos os casos, Deus é colocado como suficiente. E realmente É!

Assim, não importa o problema ou dificuldade que se apresenta em nossa vida. Ele só terá força se o alimentarmos com esse poder. Deus é a nossa resposta para qualquer ansiedade ou medo.

Você está triste? Deus é a alegria. Você está com raiva? Deus é a calmaria. Você está perturbado? Deus é a paz. Ele é tudo que precisamos.

Não tenham medo.

“A esperança significa crer mesmo quando tudo parece perdido.” Sandman, Netflix

 

COMPRE SUA BÍBLIA DE ESTUDO E AJUDE NOSSO BLOG

Compre aqui, pela Amazon. Não gaste nada a mais, e ainda ajuda a manter nosso blog

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista por paixão (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e (ex) Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Membro da Igreja Batista do Povo. Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta