fbpx
Biblia leitura diaria
Artigos Gospel,  Gospel

4 dicas para maximizar a leitura da Bíblia

2019 já começou e estamos entrando no mês de fevereiro. Muitas pessoas tendem a traçar metas e planos para o decorrer do ano e um dos planos mais idealizados no público cristão é justamente fazer a leitura da bíblia, em sua totalidade.

Esse post tem justamente essa finalidade. Iremos traçar quatro dicas para maximizar sua leitura e aprendizado, para que consiga ler a bíblia toda durante o ano.

Antes de começarmos com as dicas que irão te dar esse impulso na leitura, devemos deixar claro que um plano de leitura da bíblia em um ano não o tornará um “especialista” nas escrituras ou teólogo. A leitura será para aumentar sua intimidade à palavra de Deus e a história da humanidade contida no antigo e novo testamento.

1 – SEPARE UM MOMENTO/AMBIENTE ESPECÍFICO

Assim com qualquer outra coisa, a concentração precisa de seu momento. A leitura pode ser facilmente interrompida por qualquer ação do ambiente. Ter um local para a leitura também é fundamental. NUNCA faça sua leitura na cama, a não ser que deseje dormir com a bíblia aberta sobre seu peito (rs). Não importa quanto tempo irá dedicar para sua leitura, certifique-se de cumprir fielmente esse momento separado para essa atividade.

2- PLANEJE META REAIS

É muito comum que a leitura da bíblia alterne entre leituras do antigo e novo testamento, mas cuidado! Não crie metas que não poderá cumprir. Elabore metas diárias para que exista sequência em seu processo. Se você não criar um hábito, certamente irá falhar com a sua meta. Cada pessoa possui um ritmo e eles devem ser respeitados.

3 – UTILIZE FERRAMENTAS PARA APOIO

É muito comum encontrarmos termos que nunca ouvimos ou sequer conhecemos durante a leitura da bíblia. Utilize dicionários bíblicos e até pesquisa na internet para entender e tirar suas dúvidas sobre a palavra.

4 – EXCLUA DISTRAÇÕES NO MOMENTO DA LEITURA

A tecnologia trouxe facilidades e interações através das redes sociais, inclusive por elas serem facilmente adaptadas aos smartphones. Pode parecer fácil “vencer” a tentação de olhar uma notificação do Facebook, Instagram e o amado do brasil Whatsapp. Exclua as distrações. Não estou dizendo para desinstalar seus aplicativos e nada parecido com isso. Apenas desative as notificações no momento do seu tempo de leitura. Se não for possível, desative a internet. Acima foi dito que a internet pode ser utilizada como ferramenta para facilitar a leitura, mas nesse caso, que a internet é a sua inimiga, utilize o tradicional dicionário e em outra opção, anote as dúvidas para pesquisa posterior. Assim sua meta não de leitura não será afetada.

Se você deseja se aprofundar mais nas escrituras e buscar profundo conhecimento dela, deve procurar um curso de teologia a sua escolha. Existem muitos cursos, tanto presenciais como por ensino a distância. Pesquise, tire dúvidas e sempre leia os termos de compra e contrato antes de se inscrever em qualquer curso.

Hoje, nesse post, iremos sugerir o Curso Livre de Teologia do Nascido de Novo.org que é totalmente on-line. Para conhecer mais sobre o curso, basta acessar a página oficial do curso, clicando aqui.

Para adquirir o curso, basta acessar a página oficial aqui

curso livre teologia

Patrick Duarte, CEO do Blog Pensamento Livre. Jornalista por paixão (MTB 0082370/SP). Adorador e escritor. Músico e (ex) Professor na Escola Bíblica Dominical (AD - Taboão). Membro da Igreja Batista do Povo. Piadista nas horas vagas. Acima de tudo, Servo do Deus!!! Patrick Duarte Silva

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: